Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2296
Título: Aprender através de recursos didáticos na educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico : reflexão sobre a promoção de aprendizagens ativas e significativas
Autor: Pacheco, Marina de Jesus Correia
Orientador: Dinis, Raquel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Recursos Didáticos
Data de Defesa: 25-Jun-2013
Citação: Pacheco, Marina de Jesus Correia – "Aprender através de recursos didáticos na educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico : reflexão sobre a promoção de aprendizagens ativas e significativas". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. XI, 90 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores. Tem como finalidade relatar, analisar e refletir sobre as experiências vivenciadas no trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, na análise e reflexão sobre o percurso formativo desenvolvido privilegiámos o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, da natureza e âmbito da formação inicial de docentes, bem como das dinâmicas particulares do contexto de estágio pedagógico que a mesma integra. No âmbito deste relatório proporcionou-se ainda a oportunidade de abordagem a questões relativas à aprendizagem através de recursos didáticos, mais especificamente direcionadas ao aprofundamento de conhecimentos e à reflexão sobre os contributos destes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Considerando a importância da aprendizagem significativa para o sucesso das crianças/ alunos, nas nossas práticas procurámos conceber e explorar os recursos didáticos tendo por base três aspetos centrais na promoção das, nomeadamente: a ação e experiência da criança/ aluno, a motivação para a realização da tarefa e a mobilização da informação (nova e prévia). Neste contexto, procederemos à análise mais aprofundada da implementação de alguns dos recursos didáticos desenvolvidos, visando a reflexão sobre as respetivas potencialidades pedagógicas no âmbito da promoção de aprendizagens significativas. A análise ao trabalho desenvolvido indicia que os recursos didáticos por nós concebidos e explorados, - dado o seu potencial de concretização, manipulação e ludicidade -, constituíram uma mais-valia para a aprendizagem das crianças/ alunos, permitindo desconstruir a complexidade e a abstração, tornar acessíveis as informações e relevantes as experiências de aprendizagem, contribuindo assim para a promoção da significatividade. No entanto, dado o carácter intrínseco e pessoal/ individual subjacente à construção de sentidos pela criança/ aluno, os resultados obtidos encontram-se fortemente ligados aos contextos concretos em que as experiências de aprendizagem relatadas e analisadas foram desenvolvidas, não permitindo generalizações. Contudo, importa ainda ressalvar que o efetivo potencial dos recursos didáticos depende grandemente da sua utilização (seleção, conceção e exploração) intencional e refletida, bem como da sua adequação, quer às competências e conhecimentos curriculares visados, quer às características e necessidades das crianças/ alunos concretos. Este trabalho revestiu-se de um caráter formativo fundamental, para a nossa aprendizagem profissional, permitindo o aprofundamento de conhecimentos e competências e a reflexão sobre a importância da construção de experiências de aprendizagem adequadas e inovadoras, capazes de promoverem a significatividade nas aprendizagens curriculares.
ABSTRACT: This report comes in the context of curricular units Supervised Educational Practice I and II, the Masters in Preschool Education and Teaching 1. º Primary School, maintained by the Department of Education, the University of the Azores. Aims to report, analyze and reflect on their experience in work within the Preschool Education and Teaching 1.º Primary School. Thus, analysing and reflecting on the training path developed have privileged deepening from specialty literature, the nature and scope of initial teacher education, as well as the dynamics of the particular context of teaching practice that it integrates. Provided in this report is also the opportunity to approach the issues of learning through teaching resources, more specifically directed to deepening of knowledge and reflection on the contributions of these to promote active learning and meaningful. Considering the importance of meaningful learning for the success of the children / students in our practices sought to explore the design and teaching resources based on three central aspects in promoting them, namely: the action and experience child / student, the motivation to perform the task and mobilizing information (new and previous). In this sense, we shall still further analysis of the implementation of some of the teaching resources developed in order to reflect on the respective pedagogical potential in promoting significant learning. The analysis indicates that the work of teaching resources designed and operated by us, - given its potential for reaching, handling and playfulness -, constituted an asset for learning children / students, allowing deconstruct the complexity and abstraction, making information accessible and relevant learning experiences, thereby contributing to the promotion of meaningfulness. However, given the intrinsic character and personal / individual behind the construction of meaning by the child / student, the results obtained are strongly tied to concrete contexts in which the learning experiences reported were developed and analyzed, not allowing generalizations. However, it is also important to highlight that the effective potential of educational resources largely depends on its use (selection, design and operation) intentional and reflected, as well as their suitability, both the skills and knowledge curriculum targeted either to the characteristics and needs of children / students concrete. This work took on a formative fundamental contributing to our professional learning, allowing the deepening of knowledge and skills and the reflection on the importance of building learning experiences appropriate and innovative, able to promote the significance learning curriculum.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2296
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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