Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2280
Título: Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Rodrigues, Cátia de Jesus Sousa
Orientador: Mira Leal, Susana
Dinis, Raquel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Linguagem Oral e Escrita
Prática Educativa
Data de Defesa: 25-Jun-2013
Citação: Rodrigues, Cátia de Jesus Sousa – "Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. IX, 130, [44] f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este relatório insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do EB ministrado pela Universidade dos Açores, tomando como objeto de análise a nossa ação pedagógica ao longo dos dois momentos de estágio que vivenciamos, que coincidiram com as disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II. Neste trabalho apresentamos, analisamos e refletimos sobre o nosso percurso formativo, aprofundando em particular a análise dos contributos dos recursos didáticos para a aprendizagem da linguagem oral e escrita, sob o ponto de vista teórico e das orientações curriculares atuais para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do EB, ilustrando com práticas reais que tiveram lugar no âmbito da nossa ação pedagógica na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do EB. O estudo realizado permitiu compreender que o uso de determinados recursos didáticos constitui uma mais-valia para a aprendizagem da linguagem oral e escrita por razões que se prendem ora com fatores de ordem mais psicológica, ora com fatores de ordem comunicacional. Neste sentido, observámos que i) determinados recursos são importantes instrumentos orientadores na aprendizagem da linguagem oral e escrita, auxiliando os alunos na realização de tarefas; ii) o uso de determinados recursos favorece a entreajuda e a integração de todas as crianças na mesma atividade; e iii) os recursos significativos para as crianças são os que mais suscitam o interesse daquelas pela aprendizagem. Neste sentido, é fundamental o docente ter em atenção a escolha dos recursos a utilizar, considerando os seus objetivos educativos e a adequação daqueles às características da turma e às capacidades cognitivas de cada criança, bem como garantir que a construção e exploração dos mesmos em sala de aula potencie os contributos enunciados acima, uma vez que são mediadores do conteúdo, facilitando e motivando os alunos para a aprendizagem. Este trabalho foi uma mais-valia para a nossa formação enquanto educadores/professores, porque favoreceu a nossa reflexão pré e pós ativa acerca das nossas práticas pedagógicas, despertando a nossa atenção para a importância dos recursos na aprendizagem da linguagem oral e escrita, e permitindo-nos adequar as estratégias a utilizar em sala de aula às características das crianças. Com este trabalho, esperamos reforçar a compreensão por parte dos educadores e professores da importância dos recursos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, incentivando-os a diversificarem-nos, adequando-os aos contextos e objetivos de aprendizagem específicos.
ABSTRACT: This report is inserted on a master degree on preschool education and 1st teaching cycle, by the Azorean University. It analyses of our pedagogical action throughout two moments of stage that coincided with two school subjects: Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II. In this work, we present, analyse and reflect upon our formative course, deepening the analyse of our contribution on didactic resources to the learning process of written and oral language, bearing in mind the theory and the curriculum of the preschool education and 1st cycle and given life examples which took place during our pedagogical action. The survey allowed us to understand that the use of some didactic resources is an added value to the learning process of the oral and written language due to several reasons, among which we have psychological and communicational. This way, we observed that i) some resources are important guiding instruments to the learning process, helping students accomplish their tasks; ii) some resources favour peer help and the integration of all children in the same activities and iii)) the children meaningful resources are the ones that develop their interests the best. Therefore, it’s essential that the teacher pays special attention to the resources that he should use, bearing in mind not only his teaching aims and its adjustment to the class and each child’s cognitive capability, but also the guarantee that the construction and the exploration of these resources in the classroom helps his aims. Besides this, the resources are a way of controlling the curriculum, motivating the pupils and making it easier for them to learn things. This work was an added value to our education as teachers/ educators, because it favoured our reflection about our pedagogical action, awakening our attention to the importance of the resources we use during the learning process of oral and written language. It also allowed us to adapt our teaching methods to our children’s needs. With this work, we hope to make educators and teachers understand the importance of didactic resources in the learning process, motivating them to diversify and adequate their teaching resources to the contents they are teaching and to the specific aims of the learning process.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2280
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DisserMestradoCatiaJesusSousaRodrigues2013.pdfDocumento Principal1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-CJSR2013.pdfAnexos2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.