Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2273
Título: Conexões matemáticas : potencialidades e contributos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Melo, Tânia Sofia do Amaral
Orientador: Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Formação de Professores
Matemática
Prática Educativa
Data de Defesa: 28-Jun-2013
Citação: Melo, Tânia Sofia do Amaral – "Conexões matemáticas : potencialidades e contributos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. IX, 136 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório resulta do nosso estágio pedagógico realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, representando, assim, o percurso realizado nos dois níveis de ensino, através de uma análise retrospetiva. O documento discute a necessidade de se estabelecerem conexões matemáticas, nas suas diferentes vertentes, destacando-se aquela que promove a aprendizagem da Matemática com os contextos reais, de vivência do dia-a-dia. São descritas e analisadas, criticamente, algumas tarefas realizadas no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, que se centraram em torno do tema das conexões matemáticas e que procuraram, simultaneamente, promover nos alunos o gosto pela Matemática. Do trabalho elaborado, foi possível concluir sobre a importância da prática matemática baseada no estabelecimento de conexões entre as diferentes áreas e domínios, valorizando-se todas elas, e não apenas a aprendizagem segmentada da Matemática. Foi possível concluir, ainda, que a implementação de tarefas de conexão permite despertar o gosto nos alunos para a Matemática em contextos de aprendizagem não orientados diretamente para esta área, fazendo-os entender que a Matemática é uma forma de pensar e de agir sobre o mundo que os rodeia. Tendo em conta que este relatório decorre do trabalho realizado no estágio pedagógico, apresentam-se, de forma refletida, algumas das estratégias de aprendizagem que mais se destacaram nas práticas. Enquadra-se também o trabalho realizado teoricamente, contextualizando a formação e a prática do professor em Portugal, a importância da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico e algumas aspetos específicos do tema foco deste relatório. Para uma análise fidedigna das práticas, foi necessário a utilização de algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, os quais são enumerados no capítulo referente à metodologia, que abarca, ainda, os objetivos que nos propusemos atingir com este trabalho.
ABSTRACT: This report is a result of our pedagogical training carried out within the curricular units of Supervised Educational Practice I and II from the Master’s Degree in Preschool Education and Primary School Teaching, under the responsibility of the Educational Sciences Department of the University of the Azores, thus representing the work performed within both levels of education, thorough a retrospective analysis. The document discusses the need to establish mathematical connections, within their different aspects, highlighting the one that promotes the learning of Mathematics in real everyday contexts. Several tasks are critically described and analyzed within the context of Preschool and Primary School. These were focused on the mathematical connections and simultaneously aimed at increasing the student’s interest in Mathematics. Through this work it was possible to conclude on the importance of the practice of Mathematics based on the establishment of connections between the different areas, valuing all of them, and not only the learning of Mathematics. It was also possible to conclude that the implementation of connection tasks stimulates the student’s interest in Mathematics within contexts which are not directly oriented towards this area, making them understand that Mathematics is a way of thinking and acting upon the world around them. Considering that this report results from a pedagogical training, several learning strategies, which stood out the most during the practices, are thoughtfully presented. The theoretical work is also settled, contextualizing training and the practice of teaching in Portugal, the importance of Mathematics in Preschool Education and Primary School, and several specific aspects from the main topic of this report. In order to obtain a reliable analysis of practices, it was necessary to use several techniques and tools for data collection mentioned in the chapter concerning methodology, which also covers the aims of this work.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2273
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoTaniaSofiaAmaralMelo2013.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.