Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2270
Título: Aprendendo a língua em cooperação : atividades, potencialidades e constrangimentos
Autor: Pavão, Sara Cláudio
Orientador: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Aprendizagem Cooperativa
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Língua Portuguesa
Linguagem Oral e Escrita
Prática Educativa
Data de Defesa: 26-Jun-2013
Citação: Pavão, Sara Cláudio – "Aprendendo a língua em cooperação : atividades, potencialidades e constrangimentos". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. 219 p.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A língua é o principal instrumento de comunicação e aprendizagem que as pessoas têm ao seu dispor no quotidiano. A importância dada ao seu processo de aquisição e aprendizagem tem originado variados estudos, não só pela complexidade que intrinsecamente apresenta mas também pelas diferentes dificuldades que as crianças que se iniciam neste processo expõem. Neste contexto, os docentes implementam diferentes metodologias com os seus grupos de trabalho, com vista a dissiparem as dificuldades manifestadas e a verificarem progressos. A forma cooperativa de trabalho tem sido uma das metodologias mais estudadas nos últimos anos, assim como os benefícios que traz na aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Conscientes disto, neste estudo procuramos analisar as potencialidades e constrangimentos do uso da metodologia cooperativa para a aprendizagem da língua ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no que respeita não apenas ao desenvolvimento de competências comunicacionais, nos seus diferentes domínios: oralidade, leitura e escrita, como de competências sociai, psicológicas e de avaliação. Para o efeito, analisamos um conjunto de atividades didáticas realizadas no âmbito das nossas práticas pedagógicas na Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que a aprendizagem da língua foi trabalhada utilizando técnicas de trabalho cooperativo diversas. Em suma, o objetivo da elaboração deste trabalho é de despertar os docentes das duas primeiras etapas educativas para as potencialidades que a metodologia cooperativa acarreta na aprendizagem da língua, principalmente ao nível da oralidade com a partilha de informações, experiências e ideias e ainda com a intensificação de interações verbais, ou mesmo ao nível da escrita com a elaboração de textos mais complexos. Para além disso, é visível o aumento da satisfação e da motivação das crianças com as aprendizagens desenvolvidas, assim como a partilha de recursos materiais e a expressão e aceitação de opiniões pessoais entre as mesmas com o desenvolvido do espírito crítico na avaliação dos trabalhos realizados. Sendo assim, os docentes podem perspetivar estratégias que impulsionem o trabalho cooperativo na aprendizagem da língua nas suas práticas, tendo em conta os diferentes constrangimentos que podem encontrar como a compreensão desadequada de palavras e textos, ao nível da língua, a criação de conflitos ao nível das competências sociais, constrangimento na expressão de opiniões a nível psicológico e dificuldades na expressão de críticas ao nível da avaliação.
ABSTRACT: Language is the main communication and learning tool that people have at their disposal. The importance of language acquisition and learning has given rise to several studies, considering not only the intrinsic complexity of those processes, but also the difficulties children seem to face in the beginning of those processes. In this regard, teachers apply different methods to different workgroups with a view to overcoming difficulties and making progress. Cooperative learning has been one of the most frequently studied methods over the past few years, including its benefits for learning processes regardless of the curriculum areas. Taking account of the above mentioned, we sought to analyse both the potential and the constraints of the cooperative language learning method at the level of Pre-School and Primary Education as regards the development of communication skills in different areas (speaking, reading and writing), as well as the development of social, psychological and evaluation skills. For that purpose, we have analysed several educational activities carried out under our teaching practice in Pre-School and Primary Education by applying different cooperative learning methods to language learning. In essence, this work aims at raising teachers’ awareness of the potential of cooperative methods to improve language learning (as opposed to resorting to their first educational stages), mainly as regards speaking skills, by sharing information, experiences and ideas, as well as by intensifying verbal communication, and also as regards writing skills, by preparing more complex texts. In addition, these methods have visibly increased the children’s level of satisfaction and motivation, the sharing of material resources, as well as the expression and acceptance of personal views, considering these methods contribute to the development of critical thinking on the evaluation of their own work. Therefore, teachers may envision and resort to strategies that foster cooperative language learning, taking into account however that there might be some constraints, namely: at the language level, the misunderstanding of words and texts; at the social skills level, the development of conflicts; at the psychological level, the embarrassment in expressing views; and, at the evaluation level, the difficulty of expressing critical analysis.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2270
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