Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2187
Título: Previsão por analogia: utilização de modelos discriminantes lógicos.
Autor: Mendes, Armando B.
Cardoso, Margarida G.M.S.
Oliveira, Rui Carvalho
Palavras-chave: Previsão
Modelos Discriminantes Lógicos
Marketing
Lojas de Retalho
Data: Mar-2002
Citação: Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S. e Oliveira, Rui Carvalho (2002). "Previsão por analogia: utilização de modelos discriminantes lógicos". IO 2002, 10º Congresso da APDIO, Campus de Azurém da Universidade do Minho, Guimarães, 24-27 de Março de 2002 (Comunicação).
Resumo: O sector do retalho em Portugal está a passar por uma reestruturação, tendo-se observado nos últimos anos a perda da liderança em termos de volume de vendas por parte das grandes superfícies em favor das pequenas e médias superfícies. Em 1997 os supermercados atingiram a liderança, em quota de mercado, e consolidaram a sua estratégia de expansão. Perante este cenário alguns grupos de retalho Portugueses estão a investir fortemente em lojas de pequena dimensão, que ofereçam uma gama de produtos limitada, mas surjam como uma alternativa aos grandes espaços principamente pela comodidade da proximidade e da rapidez de serviço. No entanto, a localização de lojas de pequenas dimensões é especialmente crítica, como alguns insucessos recentes comprovam. Assim, no âmbito de um estudo de localização de lojas de retalho de pequena a média dimensão, apresenta-se uma tipificação de 19 lojas pertencentes a uma cadeia, em quatro agrupamentos considerados análogos para efeitos de previsão de vendas. Localizações potenciais de novas lojas são afectas a um dos agrupamentos denominados: lojas grandes, lojas de bairro (grandes e pequenas) e lojas de passagem. Para tal utilizam-se modelos discriminantes lógicos e informação relacionada com a loja e com a localização. Comparam-se ainda algoritmos para obtenção de modelos discriminantes lógicos como CHAID e CART para a função específica em estudo.
Descrição: IO 2002, 10º Congresso da APDIO. Campus de Azurém da Universidade do Minho, Guimarães, 24-27 de Março de 2002 (Comunicação).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2187
Aparece nas colecções:DME - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
resumoAPDIO02.PDF27,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.