Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2178
Título: Data mining e business intelligence no suporte a decisões sobre comunicações
Autor: Mendes, Armando B.
Ferreira, Aires
Alfaro, Paulo J.
Palavras-chave: Decision Support Systems
OLAP
Data Mining
Business Intelligence
Comunicações
Data: Mar-2008
Citação: Mendes, Armando B.; Ferreira, Aires e Alfaro, Paulo Jorge (2008). "Data mining e business intelligence no suporte a decisões sobre comunicações". IO2008, 13º Congresso da APDIO, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: Vila Real, 17 a 19 de Março de 2008 (Comunicação).
Resumo: Este trabalho reporta um projecto que teve como objectivo desenvolver modelos de apoio à decisão para suportar decisões sobre tecnologias de comunicação na maior empresa da R.A. dos Açores. A Electricidade Dos Açores (EDA) é a companhia responsável pela produção, transporte e distribuição de energia eléctrica nas nove ilhas da região. O GRUPOEDA, além das actividades centrais à sua missão (produção de energia hídrica, eólica, por combustão e geotérmica), inclui ainda empresas nas áreas das telecomunicações e sistemas de informação. Dados de 2006 apontam para um valor total de 81 millões de euros, aproximadamente 870 empregados permanentes e 112.000 clientes espalhados pelas 9 ilhas numa área de 66 mil kilómetros quadrados. A intenção inicial consistia em fornecer informação de qualidade ou intelligence para suportar uma decisão sobre se as comunicações, actualmente atribuídas a uma empresa de telecomunicações externa, deveriam ser geridas internamente usando ecnologias de Voice over IP (VoIP). Os modelos e métodos implementados foram considerados muito relevantes na tomada desta decisão particular, tendo ainda aberto novas áreas de aplicação, nomeadamente na detecção de situações pouco eficientes e mesmo fraudes. Seguindo a metodologia CRISP-DM e utilizando o MSSQL Server, desenvolveu-se um projecto OLAP na geração de cubos multidimensionais para exploração e resumo de dados. Para tal , foi necessário integrar os ficheiros com registos de todas as chamadas telefónicas no GRUPOEDA, com dados internos como a identificação do equipamento terminal, do responsável e a localização do mesmo. Em seguida, desenvolveram-se modelos de data mining usando técnicas como regras de associação, análise de clusters, árvores de decisão e modelos de previsão. Os resultados do projecto incluiram o suporte à decisão específica em causa, a identificação de procedimentos ineficientes e defraudes e modelos para utilização futura com funções de apoio a decisões estratégicas e de controlo.
Descrição: IO2008, 13º Congresso da APDIO, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 17 a 19 de Março de 2008 (Comunicação).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2178
Aparece nas colecções:DME - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
resumo-IO2008.pdf16,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.