Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2160
Título: Modelação de quotas de mercado de artigos de grande consumo com baixo nível de diferenciação: um caso de estudo aplicado ao retalho.
Autor: Mendes, Armando B.
Themido, Isabel H.
Palavras-chave: Marketing
Modelos Causais
Quotas de Mercado
Elasticidades de Preço
Promoções
Roturas de Stock
Data: 2000
Editora: McGraw-Hill
Citação: Mendes, Armando B. e Themido, Isabel Hall (2000). "Modelação de quotas de mercado de artigos de grande consumo com baixo nível de diferenciação: um caso de estudo aplicado ao retalho". In Antunes, Carlos Henggeler e Tavares, Luís Valadares (Eds.), «Casos de Aplicação da Investigação Operacional», Lisboa: McGraw-Hill: 266-291. ISBN: 972-773-075-2.
Resumo: As vendas de produtos ao nível da loja são habitualmente modeladas utilizando dados agregados no tempo ou no número de produtos. A agregação permite alisar a série, evitando a interferência de fenómenos como roturas de stock e substituição entre marcas, frequentes no retalho. Neste artigo desenvolvem-se modelos causais de quota de mercado, a utilizar com dados de elevado nível de desagregação, e permitindo a análise do comportamento dos diferentes artigos perante roturas, promoções ou alterações de preço. Utiliza-se uma perspectiva descritiva ainda que os modelos possam ser utilizados previsionalmente. Compara-se o ajuste de diferentes tipos de modelos utilizando dados POS para duas subfamílias de produtos da secção de mercearia seca (arroz e óleos alimentares) de uma grande superfície de retalho Portuguesa. Conclui-se que os modelos “clássicos”, ao contrário dos de atracção, apresentam um bom poder explicativo fornecendo além de valores para elasticidades, um grande número de parâmetros facilmente interpretáveis, como os relacionados com roturas de stock e promoções. A inclusão destes modelos no Sistema de Apoio à Decisão da loja poderá trazer vantagens para as funções de merchandising e de logística.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2160
ISSN: 972-773-075-2
Aparece nas colecções:DME - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
caso15.pdf152,46 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.