Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2159
Título: Segmentação de clientes de lojas de pequena dimensão.
Autor: Mendes, Armando B.
Cardoso, Margarida G.M.S.
Palavras-chave: Segmentação
Modelos de Segmentos Latentes
Processos Hierárquicos de Agrupamento
Data: 2001
Citação: Cardoso, Margarida G.M.S.; Mendes, Armando B. (2001). "Segmentação de clientes de lojas de pequena dimensão", comunicação apresentada no 9º Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, Universidade dos Açores: Ponta Delgada, Novembro de 2001.
Resumo: Neste trabalho apresentam-se resultados da segmentação de clientes de uma cadeia de retalho. A análise é baseada numa amostra de mais de 3500 respondentes a um inquérito. Para agrupar os indivíduos é estimado um modelo de segmentos latentes. A estimação tem como objectivo maximizar a função de probabilidade a posteriori e integra diversos algoritmos (implementados no software Latent Gold) usados em etapas sucessivas de um processo iterativo de estimação. Os segmentos de clientes distribuem-se de modo diverso em quatro tipos de lojas que se determinam. A tipificação das lojas, usando um método hierárquico de agrupamento, atende a apreciações qualitativas de especialistas.
ABSTRACT: In this work we present results for a retail network client segmentation. The analysis is based on a sample of more than 3500 inquiry respondents. To cluster the individuals a model of latent segmentation is estimated. The objective of the estimate is to maximize the function of a posteriori probability and it integrates several algorithms (implemented in the software Latent Gold) used in successive stages of an iterative estimate process. The client segments have different distributions in four clusters of stores that are determined. The store clustering uses a hierarchical method, and was assisted by specialists' qualitative appreciations.
Descrição: 9º Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. Universidade dos Açores, Ponta Delgada, Novembro de 2001.
Publicado também com o título "Segmenting clients from small supermarkets" em Carvalho, Lucília; Brilhante, Fátima and Rosado, Fernando (Eds.) «Novos Rumos em Estatística», Actas do 9º Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, Ponta Delgada: SPE, 157-170, ISBN: 972-98619-4-3.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2159
Aparece nas colecções:DME - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
congressoSPE2001.pdf572,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.