Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2157
Título: Prever a origem do utilizador de um conjunto de provérbios.
Autor: Mendes, Armando B.
Funk, Matthias
Funk, Gabriela
Palavras-chave: Provérbios
Análise Classificatória
Árvores de Classificação
Data: 2007
Editora: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Citação: Mendes, Armando B.; Funk, Günther Matthias A. e Funk, Mª. Gabriela C.B. (2007). "Prever a origem do utilizador de um conjunto de provérbios". In «XIV Jornadas de Classificação e Análise de Dados», JOCLAD 2007, ISEP: Porto, pp. 51-53. ISBN: 978-972-8688-50-9.
Resumo: Em geral, salienta-se o aspecto de os provérbios representarem uma matriz conceptual dos diversos esquemas de pensamento do povo português. Parece promissor estudar os Adagiários para adquirir um conhecimento básico das correntes de pensamento colectivo. Partindo de três colectâneas regionais baseadas em métodos quantitativos (Funk e Funk 2001a, 2001b e 2002), este artigo explora as diversidades regionais. Um estudo preliminar (Mendes, et al. 2006) confirmou as hipóteses dos autores dos adagiários açorianos da existência de uma relação significativa e positiva entre o conhecimento quantitativo de provérbios e a idade, nomeadamente o maior grau de reconhecimento de provérbios para inquiridos com idades superiores a 40 anos. Verificou-se que, nas ilhas do arquipélago dos Açores, se encontra uma taxa de reconhecimento superior às zonas de emigração açoriana. Esta observação pode reflectir o facto de, nestes últimos locais, a assimilação de uma cultura anglo-saxónica reduzir o repertório proverbial em Português, apesar de ser evidente que alguns provérbios são preservados como relíquias culturais. Registou-se que, em algumas ilhas pequenas, a quantidade dos provérbios era reduzida. (da Introdução)
Descrição: XIV Jornadas de Classificação e Análise de Dados, Instituto Superior de Engenharia, Porto, 8-10 Fevereiro de 2007.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2157
ISBN: 978-972-8688-50-9
Aparece nas colecções:DME - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
proverbiosJOCLAD.pdf23,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.