Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2151
Título: Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
Autor: Mendes, Armando B.
Cardoso, Margarida G.M.S.
Palavras-chave: Gestão da Distribuição
Gestão de Vendas
Marketing
Data: 2004
Editora: IPAM / Talent-SGPS
Citação: Mendes, Armando Brito; Cardoso, Margarida G.M.S. (2004). "Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho". «Revista Portuguesa de Marketing», 16: 11-24.
Resumo: Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos na tipificação de lojas de retalho alimentar de pequena dimensão. O objectivo da tipificação prende-se não só com a realização futura de acções de marketing mas também com a previsão de vendas por métodos de analogia. Ainda que se tenha recolhido muita informação resultante de inquéritos a clientes, bases de dados sobre concorrência, demografia do INE e por observação directa das lojas e localizações, o reduzido número de lojas existentes dificulta a avaliação interna das tipificações obtidas. Assim, sugerem-se e aplicam-se diferentes técnicas de validação interna e externa para construção dos agrupamentos de lojas com utilização de conhecimentos de especialistas. Os métodos apresentados de integração de conhecimento dos especialistas a priori apresentam bons resultados. No entanto, conclui-se pela melhor qualidade das soluções resultantes da integração dos especialistas a posteriori, verificando-se que variação intra-grupos das vendas anuais é menor segundo esta abordagem.
ABSTRACT: In this article we use several clustering and classification tecniches to define types of food stores of small dimension. The objective for this is to support the future accomplishment of marketing actions and also to fore cast sales by analogy methods. Although we had picked up a lot of data by means of inquiries, existing data bases on competition, demography, and direct observation of the stores and its locations, the few existing stores makes internal validation of obtained clusters very difficult. Thus, we suggest here several different techniques of external and internal validation with the explicit or inplicit use of knowledge of specia lists. The suggested a priori methods of specialists knowledge integration present good results. However, we found better quality in the resulting solutions for the knowledge integration a posteriori, as the calculated intra-grupes variaction of the annual sales happen to be smaller.
Descrição: Copyright © 2004 Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM – The Marketing School).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2151
ISSN: 0873-2949
Aparece nas colecções:DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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