Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2008
Título: Diversidade da fauna de insectos fitófagos e de inimigos naturais em culturas frutícolas da ilha Terceira, Açores: a importância do maneio e da heterogeneidade ambiental
Autor: Santos, Ana M. C.
Borges, Paulo A. V.
Hortal, Joaquín
Rodrigues, Ana C.
Medeiros, Carlos
Azevedo, Eduardo B.
Melo, Catarina
Lopes, David João Horta
Palavras-chave: Artrópodes
Biodiversidade
Data: 2005
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Santos, A.M.C., Borges, P.A.V., Hortal, J., Rodrigues, A.C., Medeiros, C., Azevedo, E.B., Melo, C. & Lopes, D.J.H. (2005). "Diversidade da fauna de insectos fitófagos e de inimigos naturais em culturas frutícolas da ilha Terceira, Açores: a importância do maneio e da heterogeneidade ambiental". In D. Lopes, A. Pereira, A. Mexia, J. Mumford & R. Cabrera (Eds.), «A Fruticultura na Macaronésia - O Contributo do projecto INTERFRUTA para o seu desenvolvimento», Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo: pp. 115-134.
Resumo: "A evidência mostra que os artrópodes constituem uma fracção importante da biodiversidade estrutural e funcional dos habitats terrestres (Kim, 1993). Por outro lado, só é possível conservar os processos ecológicos associados aos artrópodes promovendo a gestão correcta dos seus habitats. Para tal, é necessária uma correcta identificação e caracterização das suas comunidades de forma a promover a sua boa gestão. Durante os últimos anos têm sido realizados nos Açores vários estudos de inventariação e caracterização ecológica dos artrópodes em alguns dos habitats mais importantes destas ilhas: i) habitat cavernícola (Borges & Oromí, 1994); ii) pastagens semi-naturais e intensivas (Borges & Brown, 2001, 2003, 2004); iii) florestas nativas dos Açores (Borges et al., 2000, 2005a, b, 2006; Ribeiro et al., 2005). No entanto, na diversidade de usos do solo das ilhas açoreanas, as fruteiras constituem um habitat mal estudado em termos da cadeia trófica de artrópodes (contudo ver Oliveira, 2002). […]" (da Introdução).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2008
ISBN: 972-99474-3-0
Aparece nas colecções:DCA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10_Santos et al2005.pdf1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.