Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1888
Título: Actividades de natureza investigativa no ensino das ciências no 1º ciclo do ensino básico e na formação de professores
Autor: Gomes, Carlos
Palavras-chave: Actividades de Natureza Científica
Educação Científica
Formação de Professores
Data: 2003
Editora: Amigos dos Açores
Citação: Gomes, C. J. (2003). "Actividades de natureza investigativa no ensino das ciências no 1º ciclo do ensino básico e na formação de professores". In E. Medeiros (org.), «Educação científica no 1º ciclo do ensino básico». Ponta Delgada: Amigos dos Açores, pp. 37-49. Depósito Legal: 189 984/03.
Resumo: É hoje consensualmente reconhecido que o ensino das ciências é uma componente essencial na educação básica desempenhando um papel importante no desenvolvimento intelectual, pessoal e social da criança na medida em que pode contribuir para que esta possa compreender melhor o mundo que a rodeia; fomentar valores e atitudes como criatividade, cooperação, flexibilidade de pensamento, reflexão crítica, autonomia, responsabilidade, respeito pela natureza e a vida; permitir a construção de conceitos mais próximos dos que a comunidade científica vai estabelecendo; desenvolver capacidades de procurar, organizar e usar a informação, de questionar e argumentar racionalmente, de testar ideias e de formular hipóteses, de observar, de planear e realizar experiências; gerar atitudes mais positivas e conscientes sobre a ciência enquanto actividade humana (Fisher, 1990; Garson, 1988; Harlen, 1978, 1985, 1998; Jorge & Sousa, 1991; entre outros). Para tal, terá de existir uma intervenção planeada e consciente por parte do professor, a quem cabe a responsabilidade de adequar o conhecimento, de acordo com o nível etário dos alunos e dos contextos escolares. Advoga-se assim, a implementação de estratégias de índole investigativo na sala de aula para que o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade obrigatória seja uma realidade e faça parte das actividades diárias das crianças. [da Introdução].
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1888
Aparece nas colecções:DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gomes_C(2003)ActividadesNaturezaInvestigativa.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.