Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1886
Título: Monitorização dos problemas fitossanitários e fauna auxiliar presentes em pomares de macieiras da ilha Terceira
Autor: Lopes, David João Horta
Macedo, N.
Rodrigues, Raúl
Borges, Paulo A. V.
Pimentel, Reinaldo M. S.
Zorman, M.
Carvalho, M. C. F.
Ornelas, L.
Mumford, J. D.
Mexia, António
Palavras-chave: Pragas-Chave
Monitorização
Panonychus ulmi
Fitoseídeos
Cydia molesta
Fungos
Vírus
Data: 2009
Citação: Lopes, D.J.H., Macedo, N., Rodrigues, R., Borges, P.A.V., Pimentel, R., Zorman, M., Carvalho, M.C.F., Ornelas, L., Mumford, J.D. & Mexia, A.M.M. (2009). Monitorização dos problemas fitossanitários e fauna auxiliar presentes em pomares de macieiras da ilha Terceira. "Actas do I Congresso de Fruticultura e Viticultura", Angra do Heroísmo 17-19 Abril 2008: pp. 84-92.
Resumo: Nos objectivos do Projecto INTERFRUTA II, projecto desenvolvido nas Ilhas da Madeira, Tenerife (Canárias) e Terceira (Açores) destinado a contribuir para a promoção da fruticultura e viticultura nestas três regiões insulares, procurou-se atingir uma melhoria dos conhecimentos sobre diversas culturas abrangidas nos diversos trabalhos de investigação e de entre as quais a das macieiras, onde através deste trabalho, nas duas zonas de maior produtividade da Ilha Terceira (Biscoitos e São Sebastião), se procurou conhecer os seus problemas fitossanitários, de forma a determinar os períodos de maior actividade e risco principalmente das pragas que afectam a macieira e assim tentar encontrar a melhor forma de as poder combater através da aplicação prática dos conceitos da Protecção Integrada, o que contribuiu, decisivamente, para o conhecimento e procura de soluções inovadoras que conduziram ao acréscimo do rendimento dos produtores e a uma menor utilização e aplicação de pesticidas. Para além disso, pretendeuse identificar toda a fauna auxiliar presente nos pomares de macieira estudados. Nas macieiras, os principais problemas fitossanitários decorrem da presença de aranhiço vermelho (Panonychus ulmi Koch), traça-oriental (Cydia molesta) e bichado (Cydia pomonella L.). Nos fungos foram encontrados Alternaria mali Roberts, Aspergillium sp., Botryosphaeria lutea, Botryosphaeria ribis Gross.& Dungar, Phoma glomerata (Corda) Wolll. Rhizoctonia solani Kuhn, Verticillium sp. Nos vírus o único encontrado nas folhas de macieira foi o ACLSV – Apple chlorotic leafspot vírus. Da totalidade dos espécimes da fauna auxiliar encontrados nos pomares de macieira estudados foi elaborada uma tabela.
Descrição: I Congresso de Fruticultura e Viticultura. Angra do Heroísmo 17-19 Abril 2008.
Trabalho de investigação desenvolvido no projecto INTERFRUTA II, financiado pelo programa INTERREG III-B (05/MAC/3.1/A4).
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1886
Aparece nas colecções:DCA - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
19_Lopes et al.pdf787,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.