Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1670
Título: Do ouvir ler ao querer ler : estratégias para suscitar o interesse pela leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Machado, Juliana Sofia Carapinha
Orientador: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Competências de Leitura
Compreensão e Expressão Escrita
Compreensão e Expressão Oral
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Abilities in Reading
Comprehension and Oral Exploration
Comprehension and Writing Exploration
Data de Defesa: 17-Dez-2012
Citação: Machado , Juliana Sofia Carapinha – "Do ouvir ler ao querer ler : estratégias para suscitar o interesse pela leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 154 p.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Os resultados da investigação e das estatísticas educativas nacionais e internacionais evidenciam reiteradamente a necessidade de transformar o processo de ensino e aprendizagem da leitura com vista a promover nas crianças o prazer na leitura, a vontade de aprofundar conhecimentos e competências neste domínio e a valorização destes no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Sustentados em perspetivas teóricas e orientações curriculares atuais, empreendemos, no âmbito da nossa ação pedagógica, estratégias didáticas diversas que permitissem alcançar um conjunto de objetivos traçados com vista a aprofundar competências de leitura em crianças em idade pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, bem como o gosto destas pela leitura. No presente relatório, damos a conhecer o trabalho desenvolvido nesse sentido, bem como os contextos em que aquele se desenrolou, discutindo a importância das estratégias pedagógicas utilizadas tendo em vista os objetivos enunciados. No final do trabalho, concluímos que as aprendizagens no domínio da leitura ganham em ser promovidas desde muito cedo e por meio do trabalho integrado dos vários domínios verbais (compreensão e expressão oral, compreensão e expressão escrita); que as estratégias a implementar devem ser suficientemente capazes de auxiliar os alunos na identificação de diferentes finalidades da leitura, bem como no reconhecimento dos objetivos comunicativos subjacentes a diferentes tipos de texto; que os alunos reagem favoravelmente a estratégias e atividades que saem da rotina e estimulam a sua atenção, curiosidade e imaginação; que as atividades de leitura suscitam maior interesse por parte das crianças quando não se restrinjam ao livro e/ou sejam complementadas com outras linguagens (áudio, imagem, etc.), com as quais elas possam interagir; e que o contacto com a leitura fora da sala aumenta o interesse e o gosto pela leitura dos alunos (visitas de estudo a feiras do livro, bibliotecas, livrarias, entre outras). A realização deste trabalho representou uma oportunidade de grande crescimento pessoal e profissional para nós e estamos em crer que a nossa ação pedagógica terá criado também situações de aprendizagem e reflexão para as crianças e adultos (colegas e cooperantes) com quem partilhámos este trabalho.
ABSTRACT: The results of the investigation and the statistics in education, on a national and international level, show us how important it is to transform the teaching and learning process of reading that might promote the pleasure to read, the motivation to have more knowledge and abilities in this domain and the value in the process of learning and progressing in this area. Sustained by current theoretical perspectives and curricular guidelines, we choose, in our practice, strategies that allowed us to reach the goals that were selected in view to deepen the abilities in reading, by children on a kindergarten or first cycle of basic education level, as well as their taste in reading. On this paper, we present all the work that was developed in that way, such as the context in which it took place, discussing the importance of pedagogical strategies that we used to reach the results we hoped to. At the end of this report, we conclude that learning in reading domain it becomes a better asset from an early age including different verbal domains (comprehension and oral exploration, comprehension and writing exploration); that strategies to promote should be able to help students to find the purpose in reading, and also recognize the goals of communication that can be associated to different types of texts; that students react positively to strategies and activities that appear out of their regular base classes, stimulating their curiosity and imagination; that reading activities get more interest by the children when they aren’t restrict to books and are complemented with another languages (audio, pictures, etc.) on which children may interact to; and that contact with reading outside of the classroom increases the interest and taste in reading (field trips to book fairs, libraries, bookstores, among others). Performing this report became an opportunity to grow personally and professionally and we believe that our pedagogical action created moments of learning and reflecting to both children and adults (our peers and colleagues) with whom we shared this work with.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1670
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoJulianaSofiaCarapinhaMachado2012.pdf2,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.