Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1669
Título: Ensino e aprendizagem com recurso às TIC na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Vale, Ana Sofia Costa Martins do
Orientador: Gomes, Carlos
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Data de Defesa: 19-Dez-2012
Citação: Vale, Ana Sofia Costa Martins do – "Ensino e aprendizagem com recurso às TIC na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 95 p.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente Relatório de Estágio é o culminar do trabalho realizado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo que, os estágios pedagógicos do pré-escolar e do 1º ciclo inseridos nas áreas curriculares, Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, respetivamente, foram o principal sustento para a consecução deste trabalho. Uma vez que, constará um relato de momentos de intervenção em cada um dos níveis de ensino e ainda será apresentada uma fundamentação teórica para o seu suporte. Neste trabalho constará ainda uma componente de caráter investigativo, onde será estudado o ensino e aprendizagem com recurso às TIC na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico. No que toca à sua operacionalização em contexto sala de aula, nas conceções dos educadores e professores do primeiro ciclo e ainda as conceções dos encarregados de educação. Para o efeito, foram recolhidos dados que serão apresentados, analisados e refletidos. Estes mostram a realidade do que está a acontecer nas práticas dos docentes face à inclusão dos recursos TIC como instrumentos valiosos para o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo permitiu-nos concretizar um paralelismo entre a teoria e a prática. E verificar que apesar dos esforços para a inclusão dos recursos TIC no ensino, ainda há muitas lacunas por colmatar. Tanto no que se refere à formação dos professores para esta utilização como a nível de condições, isto é, a nível de recursos. Pois, uma vez com formação, os professores necessitam de ter os recursos disponíveis para usufruir desta mesma formação. De igual modo, sem formação e com recursos os docentes não poderão fazer render os mesmos. E, por último, há casos onde não existem ambas: nem recursos nem formação. Por tudo isto, é importante que os docentes vejam as TIC como um meio de apoio à sua prática, tirando os melhores benefícios destes recursos em prol do processo de ensino e aprendizagem.
ABSTRACT: The present report represents the ending of our work trough the Master Degree in Pre-School and First Cycle of Basic Education. This work is a part of our pedagogical internship in Pre-School and First Cycle of Basic Education, inserted in curricular units of Supervised Educational Practice I and II, respectively, which were the principal sustain for the prosecution of this report. Since this will also report the moments of our intervention in each of the teaching levels, it will be presented a theoretical substantiation to support it. In this report will also be presented an investigative dimension, where it will be studied teaching and learning using Information and Communication Technologies, in Pre-School and First Cycle of Basic Education, in what regards to operationalizing inside of the classroom context, with the perspective of educators, teachers and parents. To ensure that, we collected some data that will be presented, analyzed and reflected. This data shows the reality of what is happening in teaching practices in what regards to including Information and Communication Technologies as instruments valuable to the teaching and learning process. This study allows us to materialize some parallelism between theory and practice and verify that, regardless the efforts that were made to include Information and Communication Technologies in teaching, there are still some gaps to correct. Such as in teacher training as in the conditions needed to use those technologies. If teachers had the right training they would also need the resources to apply it. And in an equal way, without training teachers would not be able to take advantage of the resources. At last, there are cases where there aren’t resources or training in that area. For all that has been said, it’s important that teachers look at Information and Communication Technologies as a mean to support their practice, taking the benefits of the resources in favour of teaching and learning process.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1669
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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