Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1668
Título: O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Mata, Sara Saraiva Fogaça da
Orientador: Gomes, Carlos
Cascalho, José Manuel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino da Matemática
Data de Defesa: 20-Dez-2012
Citação: Mata, Sara Saraiva Fogaça da – "O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 115 p.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este documento centra-se no Ensino da Matemática no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, enquanto área imprescindível da Educação, cujo principal objectivo é o de desenvolver a capacidade de usar a Matemática para analisar e resolver problemas, para raciocinar e comunicar. De modo a averiguar de que maneira a Matemática pode ser trabalhada no Ensino Básico, este estudo assenta na ideia de que a resolução de problemas é um processo matemático fundamental para o ensino da Matemática, e para o qual se procura uma aprendizagem e compreensão. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre o que são problemas matemáticos e como pode ser trabalhada a sua resolução. São também apresentadas tarefas desenvolvidas aquando dos estágios realizados no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, as quais permitirão averiguar de que forma se pode trabalhar a Matemática através da resolução de problemas. Realço neste estudo a importância que a resolução de problemas tem no ensino/aprendizagem da matemática, pois esta pode ser um processo muito vantajoso e benéfico para o domínio de competências matemáticas.
ABSTRACT: This document focuses on the teaching of Mathematics to preschool and elementary school, as an essential area of Education, with the main goal of developing the ability to use mathematics to analyze and resolve problems, to ratiocinate and to communicate. In order to investigate in which way Mathematics can be worked in elementary school, this study is based on the idea that solving problems is a fundamental mathematical process to the teaching of Mathematics, and for which demand learning and understanding. In this document is made a theoretical approach of what are mathematical problems and how can be done their resolution. There are also given tasks that where developed in the internships in preschool and elementary school, which will determine how we can work Mathematics through problem solving. To conclude, it matters to see the importance that the problem solving has in teaching/learning mathematics, because it can be a very advantageous and beneficial process to the field of mathematical skills.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1668
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoSaraSaraivaFogacaMata2012.pdf1,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.