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Título: Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
Autor: Costa, Maria do Carmo
Orientador: Medeiros, Emanuel Oliveira
Palavras-chave: Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Segurança
Citizenship
Curriculum
Education
Educational Practices
Safety
Data de Defesa: 7-Fev-2013
Citação: Costa, Maria do Carmo – "Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 87 p.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este relatório tem como tema “Educação, Cidadania e Ser em (in)Segurança: Contributos das Práticas Educativas e Curriculares para a Prevenção de Acidentes” e pretende apresentar as experiências que a formanda realizou aquando dos estágios no Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa perspectiva reflexiva, analítica e crítica. Sabendo que “Ninguém pode negar a importância da segurança – a todos os níveis. É essencial que as nossas crianças saibam identificar e adotar comportamentos e atitudes de segurança num mundo onde tudo é pensado para grandes” (Lídia Pires; 2006:206). Através das observações e das intervenções pedagógicas, a formanda procurou perceber os conhecimentos das crianças relativos ao tema em estudo, fazendo, em simultâneo, uma análise das suas atitudes e comportamentos, nas dinâmicas das práticas pedagógico-didáticas e intervenções educativas. Numa “cultura de prevenção”, educar para prevenir e ter como lema “Uma pessoa, um socorrista”, pressupõe grande investimento na formação de cada indivíduo no âmbito da educação para a cidadania e mais premente se torna a formação dos agentes educativos para que nos estabelecimentos de ensino, bem cedo, possam intervir, tendo em vista uma sociedade cumpridora das mais elementares normas de segurança, nos variados contextos em que a vida se insere. Na verdade, o termo Segurança na temática é amplo, complexo e abrangente, no entanto desenvolve-se naturalmente numa educação com, para e pela cidadania. Não se pode esquecer que muitas vidas poderão depender de comportamentos e atitudes corretas nessa área, o que confere a este tema uma grande importância para que nos preocupemos em incluí-lo na nossa formação, para melhor educar e responder adequadamente em situações de risco. Tal como se pode constatar nas duas escolas em que ocorreram as práticas pedagógicas que deram origem a este relatório a formação inicial e contínua acerca de segurança, dos que trabalham nelas parece ser inexistente, provocando nestes, grande insegurança e certa ansiedade quando questionados perante o que fazer em diferentes situações de risco.
ABSTRACT: The theme of this report is "Education, Citizenship and (in)Security: Contributions of Educational and Curricular Practices for the Prevention of Accidents" and it intends to reveal the training experiences of the trainee, performed during the internship at the Pre-school and Primary School, presenting a reflective, analytical and critical perspective. Taking in account that "No one can deny the importance of safety - at all levels, [it] is essential that our children know how to identify and adopt behaviours and attitudes of safety in a world where everything is designed for adults "(Lidia Pires, 2006:206). Considering the observations and pedagogical interventions, the trainee sought to realize the knowledge children had concerning the topic that had been chosen. Simultaneously, the trainee attempted to organize an analysis of their attitudes and behaviours, during the several pedagogical and didactical procedures and educational interventions. In a "culture of prevention", teaching individuals how to prevent and having in mind the slogan "Each person, a rescuer," requires a significant investment in training and in developing attitudes of citizenship. Therefore, the training of educational staff at schools, able to act in different circumstances, is urgent. The aim is to promote a society that is capable to respect the most basic standards of safety, in the various contexts in which life operates. In fact, the concept of Safety is wide, complex and comprehensive; nevertheless, it naturally develops and supports itself on a profound relationship for, with and to citizenship. One cannot forget that many lives may depend on suitable behaviours and attitudes in this area, which provides this theme a major importance. Considering this fact, we have decided to include it in our training, to educate in a adequate way and to respond appropriately in situations of risk. According to what we have realized in both schools where pedagogical practices occurred, the initial and ongoing training about security of those who work at those places seems to be nonexistent, which causes great uncertainty and some anxiety when they are asked what do in different situations of risk.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1660
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