Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1658
Título: Educação ambiental : identificação e resolução de problemas conducentes à sustentabilidade : uma intervenção no âmbito do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Arruda, Cidália Silva
Orientador: Gomes, Carlos
Palavras-chave: Currículo
Curriculum
Educação Ambiental
Environmental Education
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Sustentabilidade Ambiental
Data de Defesa: 11-Dez-2012
Citação: Arruda, Cidália Silva – "Educação ambiental : identificação e resolução de problemas conducentes à sustentabilidade : uma intervenção no âmbito do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. VIII, 147 p.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Na verdade, não podemos falar de Educação Ambiental (EA) sem, primeiramente, abordar as questões curriculares, uma vez que é o currículo que norteia a prática pedagógica docente. Nesta linha de pensamento, a Educação Ambiental exerce um papel preponderante nos primeiros anos do Ensino Básico, uma vez que, sendo o educador/professor um viável catalisador, facilitará às crianças todo um conjunto de dispositivos propícios à aquisição de saberes, bem como de uma participação ativa, enquanto cidadãs. O desenvolvimento do presente Relatório de Estágio teve, então, como objetivo primeiro querer entender e dar a conhecer as diferentes perspetivas das crianças no que concerne à temática ambiental, mais especificamente, as suas conceções, que problemas conhecem e que soluções ter em conta, de modo a colmatar os problemas apresentados e contribuir para a sustentabilidade do ambiente. Em termos metodológicos, o desenvolvimento do presente estudo baseou-se numa metodologia de índole qualitativa. Assim, foram coligidos dados empíricos, tanto do pré-escolar, como também do 1.º ciclo. Os dados empíricos aqui salientados reportam-se a registos pictográficos coletados num grupo do pré-escolar (4/5 anos de idade) da Escola EB1/JI de S. Pedro, questionários e, ainda, registos escritos compendiados na turma C do 4.º ano de escolaridade (9/10 anos de idade) da Escola EB1/JI de Matriz (S. Sebastião). Desta feita, os dados adquiridos, nestas recolhas, possibilitaram a sequente análise de conteúdo. Os resultados dos dados empíricos evidenciam que, tanto as crianças do pré-escolar, como as do 1.º ciclo têm presente as causas e consequências no meio ambiente. No entanto, verificou-se nas crianças do pré-escolar uma maior inocência quanto ao assunto dos problemas ambientais e consequente resolução, uma vez que, para elas, a simples separação do lixo resolveria os problemas ambientais, tal como foi constatado na análise dos desenhos. Decerto, estas crianças não estão destituídas de verdade. Todavia, limitaram-se maioritariamente a esta prática – à Reciclagem. Por sua vez, os alunos da turma do 4.º ano (1.º ciclo), já apresentavam certa preocupação pessoal no que toca a este assunto. Por esta razão, e aquando da análise dos seus registos escritos, bem como dos questionários, foi possível constatar diversos problemas ambientais, por eles apresentados, acompanhados de respetivas resoluções. Assim, ao contrário do pré- escolar, não se limitaram apenas a uma prática de resolução de problemas, mas sim apresentaram um vasto leque de preocupações ambientais e suas respetivas soluções. Com a presente investigação certifica-se, assim, que é essencial que a educação ambiental faça parte integrante do currículo das escolas básicas, para assim serem desenvolvidas atividades conducentes a práticas autênticas. Assim, desde cedo, as crianças ficam sensibilizadas neste sentido e tenderão a mudar os seus hábitos ambientais, por forma a serem cidadãs ativas e a contribuir para um mundo mais sustentável.
ABSTRACT: One cannot in fact talk about Environmental Education without first approaching the curriculum issues because it is the curriculum itself that guides teaching. Following this guiding line the Environmental Education has a prevailing role in the first years of Pre-school once the educator/teacher is a viable mean that allows the children to have a range variety of devices that can help them acquire not only some knowledge’s, but also an active part in life as citizens. The development of the following Training Report had, therefore, as first goal the concern to understand and to show the different perspectives that children have concerning the environmental issues, more specifically their conceptions and what problems are they aware of related to the environment and mainly the solutions one should take in order to solve the problems presented to them and contribute to the protection of the environment. Concerning the methodological issues, the development of the following study was based on a qualitative methodology. Therefore, some empirical data were put together, not only from Pre-school, but also from the Primary School. The empirical data that we highlight concerns pictographic records that were put together in a group from pre-school (4/5 years olds) from EB1/JI de S. Pedro School, surveys and also some written reports from Class C of the 4th Grade (9/10 year olds) from EB1/JI de Matriz School (S. Sebastião). Thus, the data collected allowed the present analysis. The results from the empirical data showed that not only the children from pre-school, but also the ones from the primary school are aware of the causes and the consequences in the environment. However, we observed that the children from pre-school aren’t so aware of the real problems related to the environment and its solutions because for them recycling is enough to solve the environmental problems, as was shown through their drawings. For sure, those children are aware of the reality, but the only thing that they could refer to was recycling. On other terms, the students from the 4th grade showed a personal worry related to this subject. For this reason and when we analysed their written reports as well as the surveys we could observe several environmental problems and its solutions. Thus, contrary to pre-school, these children did not show us, not only some solutions for the problems, but also a range variety of environmental issues and its solutions. With this investigation we could observe that it is crucial that the Environmental Education is a part of the school’s curriculum to make sure that some activities are developed in a way to guide children to practises in real life. Consequently, the children become aware of these issues and will make an effort to change their environmental habits in a way to make them active citizens and contribute to a better world.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1658
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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