Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1656
Título: O trabalho experimental nas aulas de Física e Química : concepções e práticas dos professores nas escolas secundárias de São Miguel - Açores
Autor: Rebuge, José António Guedes
Orientador: Gomes, Carlos
Palavras-chave: Educação
Física e Química
Prática Pedagógica
Trabalho Experimental
Conceptions des Enseignants
Pratique Pédagogique
Travail Expérimental
Data de Defesa: 9-Jul-2012
Citação: Rebuge, José António Guedes – "O trabalho experimental nas aulas de Física e Química : concepções e práticas dos professores nas escolas secundárias de São Miguel - Açores". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 126 p., [15 f.]. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A presente investigação focou-se nas concepções e práticas pedagógicas dos professores da disciplina de Física e Química relativamente ao trabalho experimental desenvolvido na sala de aula, ao nível do Ensino Secundário. Com esta investigação pretendeu-se: fazer o levantamento e analisar as concepções dos professores quanto às várias formas que o trabalho experimental pode assumir; caracterizar as práticas pedagógicas a nível das actividades experimentais desenvolvidas; identificar as principais dificuldades associadas à preparação/implementação das mesmas; propor algumas medidas para a melhoria do trabalho experimental/laboratorial nas escolas. Optou-se por utilizar uma metodologia de investigação qualitativa, por parecer a mais apropriada para a consecução dos objectivos enunciados. O trabalho de campo envolveu professores, de sete escolas secundárias da Ilha de São Miguel, que leccionaram ou que leccionam actualmente (ano lectivo 2009/2010) os novos programas dos 10º e 11º anos nas disciplinas de Física e Química A. Para a recolha dos dados, elaborou-se um inquérito. Relativamente ao trabalho experimental desenvolvido nas escolas, verificou-se que se encontra bastante associado ao ensino por transmissão e tem como principal objectivo a aplicação prática da teoria previamente leccionada. O tipo de trabalho experimental desenvolvido pelos alunos baseia-se maioritariamente na utilização de um protocolo que é fornecido pelo professor ou pelo manual escolar adoptado. Esta conclusão pode evidenciar que poucas actividades experimentais realizadas nas escolas de São Miguel cumprem o que é preconizado no novo programa da disciplina relativamente à necessidade de os alunos se envolverem no processo de planificação das actividades de forma activa. Entre outros resultados obtidos, verificou-se que as principais dificuldades sentidas na preparação/execução das actividades estão essencialmente associadas à falta de equipamentos laboratoriais/materiais nas escolas, à grande extensão do programa e ao elevado número de alunos por turma. Entre outros aspectos, recomenda-se a implementação de um plano de acção regional, orientado para a melhoria do trabalho experimental desenvolvido nas escolas, que estimule o desenvolvimento e a aplicação do trabalho experimental de índole investigativo nas escolas. Para isso, é importante investir na formação dos professores, na aquisição de materiais/equipamentos de laboratório e proporcionar condições adequadas nas escolas para a sua concretização.
RÉSUMÉ: Cette recherche s´est concentrée sur les conceptions et les pratiques pédagogiques des enseignants de la discipline de Physique et Chimie A en ce qui concerne le travail expérimental élaboré dans la classe, au niveau secondaire. Dans cette recherche, nous voulions: identifier et analyser les conceptions des enseignants relativement aux différents domaines que le travail expérimental peut assumer; caractériser les pratiques pédagogiques au niveau des activités expérimentales développés; identifier les principales difficultés associés à l'élaboration/implémentation des mêmes; proposer certaines recommandations pour améliorer le travail expérimental/laboratoire dans les écoles. Nous avons choisi une méthodologie de recherche qualitative, par la considérée la plus appropriée pour atteindre les objectifs fixés. Le domaine du travail sont les enseignants, de sept écoles secondaires de l'Ile de São Miguel (Azores), qui ont enseigné ou qui enseigne actuellement (année académique de 2009/2010) les nouveaux programmes des 10ième et 11ième années dans les disciplines de Physique et Chimie A. Pour la récolte des données, on a élaboré un questionnaire. En ce qui concerne le travail expérimental élaboré dans les écoles, on constate qu´il est fortement intégré dans l'enseignement par transmission et a pour principal objectif l'application de la théorie précédemment enseignée. Le type de travail expérimental mis au point par les élèves est basé principalement sur l'utilisation d'un protocole qui est fourni par le professeur ou le Manuel scolaire adopté. Cette conclusion peut révéler qu’uniquement certaines activités expérimentales menées dans les écoles de São Miguel se conforment à ce qui est recommandé dans le nouveau programme de la discipline en ce qui concerne la nécessité des étudiants de participer activement au processus de planification des activités. Entre autres résultats obtenus, on a vérifié que les principales difficultés rencontrées dans l'élaboration/implémentation des activités sont essentiellement liées à la carence d´équipements de laboratoire/de matériaux dans les écoles, à la grande extension du programme et au nombre élevé d'élèves par classe. Entre autres aspects, nous recommandons l´implémentation d'un plan d'action régional, orientée vers l'amélioration du travail expérimental élaboré dans les écoles, afin de stimuler le développement et l'application du travail expérimental d´enquête dans les écoles. Pour cette raison, c´est important investir dans la formation des enseignants, dans l´acquisition d'équipements/matériaux de laboratoire et fournir des conditions appropriées dans les écoles afin d’y parvenir.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Ciências).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1656
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