Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1552
Título: Programa, conteúdo e métodos de ensino da disciplina de Protecção Integrada
Autor: Tavares, João
Palavras-chave: Avaliação
Conteúdos
Disciplina
Luta Biológica
Luta Química
Métodos de Ensino
Orientação
Programa
Protecção Integrada
Provas de Agregação
Data: Jun-2000
Citação: TAVARES, J. (2000). "Programa, conteúdo e métodos de ensino da disciplina de Protecção Integrada : [relatório da disciplina]". Ponta Delgada : Universidade dos Açores, 19 p. Prova de habilitação ao título de professor agregado da Disciplina de Protecção Integrada da Universidade dos Açores.
Resumo: A Protecção Integrada é uma disciplina de especialidade da área da Biologia, destinada aos alunos de cursos de Mestrado na área da Biologia, nomeadamente, o Mestrado em Protecção Biológica de Ecossistemas. O conteúdo desta disciplina é composto por matéria de natureza pluridisciplinar e complementar avançada das disciplinas das especialidades dos cursos de licenciatura em Biologia ou Engenharia Agrícola, tais como: Dinâmica de Populações, Ecologia, Entomologia, Luta Biológica e Protecção de Plantas. Na Universidade dos Açores, estas disciplinas são asseguradas actualmente pelos Departamentos de Biologia e de Ciências Agrárias. Os conceitos da origem da Protecção Integrada remontam a 1976, quando surgiu o chamado "apelo de Ovronnaz" (Suíça), redigido por cinco investigadores (os alemães G. Aitner e H. Steiner, os suíços M. Baggiolini e R. Schneider e o italiano G. Celli), que contou também com a colaboração do françês H.G. Milaire e do holandez P. Gruys, através da publicação "Integrated Plant Protection - a Road to Ecosystem oriented Plant Production, Statement on Plant Protection and Production in the Future". No apelo de Ovronnaz apresentam-se as várias fases que vão desde a luta química cega até à protecção integrada, passando pela luta química aconselhada e pela luta química dirigida.
Descrição: Relatório da Disciplina de Protecção Integrada, apresentada à Universidade dos Açores, para obtenção do título de professor agregado. As provas ocorreram nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2001. Aprovado com “Mérito Absoluto” por unanimidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1552
Aparece nas colecções:DBIO - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Proteccao_Integrada-programa_conteudos_metodos.pdf769,47 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.