Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1551
Título: A problemática dos transgénicos : lição de síntese (sumário pormenorizado)
Autor: Tavares, João
Palavras-chave: Consumidores
Europa
Estados Unidos da América
Genes
Impacto na Saúde
Lição de Síntese
Licenciamento
Luta Biológica
OGM
Patente
Protecção Integrada
Provas de Agregação
Transgénicos
Data: Jun-2000
Citação: TAVARES, J. (2000). "A problemática dos transgénicos : lição de síntese (sumário pormenorizado)". Ponta Delgada : Universidade dos Açores, 45 p. Prova de habilitação ao título de professor agregado da Disciplina de Protecção Integrada da Universidade dos Açores.
Resumo: [...]. Actualmente, nem os cereais escapam à desconfiança dos consumidores. Até há pouco tempo, os vegetarianos ainda podiam continuar a dormir (e a comer...) descansados, porque os mais recentes escândalos da indústria alimentar pareciam ter deixado de lado algo que lhes é particularmente caro - os cereais. Mas, desde 1996, também esse derradeiro "bastião" caiu, quando os primeiros produtos transgénicos (milho e soja, no essencial) começaram a chegar à Europa. Um organismo geneticamente modificado (OGM) é um organismo vivo cujo património genético contém um gene suplementar (bactéria ou vírus de outra espécie), introduzido em laboratório, para lhe conferir uma característica nova que, no caso dos produtos agrícolas, visa tomá-los resistentes às pragas e pesticidas e aumentar a respectiva produção. Hoje, eles fazem parte do nosso quotidiano e estão disseminados numa quantidade quase ilimitada de produtos de uso corrente: dos biscoitos às pizzas e chocolates, das massas moles às bebidas sem calorias e aos gelados, das margarinas aos alimentos para bebés e aos ultra-congelados, cerveja, cereais de pequeno almoço e bebidas de soja, entre tantos outros. [...].
Descrição: Sumário da Lição de Síntese, apresentada à Universidade dos Açores, para obtenção do título de professor agregado da Disciplina de Protecção Integrada. As provas ocorreram nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2001. Aprovado com “Mérito Absoluto” por unanimidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1551
Aparece nas colecções:DBIO - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Transgenicos_Licao-sintese.pdf2,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.