Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1548
Título: O desenvolvimento das expressões na escola : olhares de educadores e professores do 1.º CEB
Autor: Melo, Ana Maria Miranda
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Musical
Expressão Plástica
Prática Educativa
Data de Defesa: 9-Jul-2012
Citação: Melo, Ana Maria Miranda – "O desenvolvimento das expressões na escola : olhares de educadores e professores do 1.º CEB". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. VIII, 130 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente Relatório de Estágio assume-se como um documento que visa descrever as práticas desenvolvidas no estágio, em contexto Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este refere as características em que os mesmos foram desenvolvidos, com a particularidade de serem guiados por um mesmo fio condutor, a abordagem à área das Expressões, transversal aos dois níveis de ensino, a fim de compararmos as divergências e semelhanças entre ambos. A escolha desta área atendeu ao facto de considerarmo-la uma área com potencial para o desenvolvimento e aprendizagens da criança, como também uma área esquecida e/ou posta de parte pelos profissionais de educação. Neste sentido, e enquanto futuros educadores e professores, desenvolvemos este Relatório de Estágio tendo por base a dicotomia potencialidades vs dificuldades, isto é, por um lado averiguar o potencial didático e pedagógico da área das Expressões, como também aferir o porquê de elas terem um lugar secundário. Como tal, recolhemos informações junto de Educadoras de Infância e Professoras do 1.º Ciclo, através da entrevista, relativas à implementação da área das Expressões, isto é, as suas potencialidades, dificuldades, características de desenvolvimento (como meio ou como fim), frequência, preferência pessoal, preferências das crianças, entre outros. Além disso, contámos com dados referentes à nossa prática, de forma a verificarmos se a implementação das Expressões tem as mesmas características quando desenvolvidas por estagiários, no nosso caso, ou por profissionais já com experiência. Consequentemente, recolhemos dados junto das crianças, de forma a confirmar as potencialidades destas áreas. Deste modo, pudemos averiguar que, realmente, as Expressões são áreas ricas pelo seu potencial, no entanto, e tal como prevíamos, apresentam dificuldades na sua implementação, alusivas à escola, à criança e ao próprio professor. Como tal, fazemos referência a dois possíveis desafios que podem vir a melhorar a qualidade de ensino das Expressões, sendo eles melhorar a formação contínua e (re)pensar a coadjuvação e cooperação entre professores. Temos a salientar, também, que todo este processo permitiu-nos perceber a realidade escolar para a qual pretendemos caminhar, rica em momentos de interações e aprendizagens. De uma forma geral, este Relatório de Estágio procura descrever, analisar e refletir situações de aprendizagem, com particular interesse no desenvolvimento da área das Expressões, espelhando experiências primordiais para esta nossa fase de crescimento académico, pessoal e profissional.
ABSTRACT: The present Internship Report it is assumed as a document that seeks to describe the practices developed at the internship in context of Preschool and 1st Cycle of Basic Education. In this regard, this report refers to the characteristics in which they were developed, with the peculiarity of being guided by one guiding string, the approach to the area of the Expressions, transverse to the two levels of teaching in order to compare the differences and the similarities between both. The selection of this area took into account that this is an area with potential for the development and learning of the child, and it’s also one area forgotten and/or discarded by the education professionals. According to this, and as future educators and teachers we develop this internship report based on the dichotomy between potentialities vs difficulties, this is, in one hand, ascertain the didactic and pedagogical potential of the area of the Expressions and in other hand, assess the why of them having a secondary place. As such, we gathered data from childhood educators and teachers from the 1st Cycle, by an interview, relative to the implementation of the area of the Expressions, this is, their potentialities, difficulties, characteristics of development (such as mean or aim), frequency, personal preference, children’s preferences, among others. Beside this, we counted with data referring to our practice, so that we could verify if the implementation of Expressions have the same characteristics when developed by trainees, in our case, or by professionals with experience. Consequently, we gathered data from the children, to confirm the potentialities of these areas. Thereby, we can ascertain that, truthfully, Expressions are rich areas due to their potential, however and as we predicted, they present difficulties on their implementation, alluding to school, to the child and the own teacher. As such, we make reference to two possible challenges that could improve the quality on teaching and Expressions, being them, improving the continuous formation and (re)thinking the coadunation and the cooperation between teachers. We have to point out also that all of this process allowed us to perceive school reality tor which we intend to walk, rich in moments of interactions and learning. Generally speaking, this Internship Report seeks to describe, analyze and reflect situations of learning, with particularly interest on the development of the area of Expressions, reflecting primordial experiences for this our growth academic, personal and professional stage.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1548
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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