Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1545
Título: Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa
Autor: Fernandes, Alexandra Leite
Orientador: Serpa, Margarida Damião
Palavras-chave: Aprendizagem Cooperativa
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Metodologia de Ensino
Prática Educativa
Cooperative Learning
Educational Interventions
Teaching Methodologies
Data de Defesa: 9-Jul-2012
Citação: Fernandes, Alexandra Leite – "Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 105 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio retrata as situações vividas ao longo de dois semestres de práticas pedagógicas em dois contextos escolares diferentes, um a nível do pré-escolar realizado na escola de S. Pedro e outro a nível do 1.ºciclo, efetuado na escola de Santa Clara, onde desempenhamos funções de docência em ambos os contextos. No decorrer das intervenções, foram concebidas diversas atividades que visaram a promoção de aprendizagens significativas em diferentes domínios, interações, mas foi dada ênfase às experiências de cooperação e colaboração entre as crianças/alunos preconizando, assim, uma metodologia de ensino centrada na Aprendizagem Cooperativa. Tivemos como objetivos, observar, o comportamento das crianças e os seus efeitos aquando da realização de atividades cooperativas e colaborativas. Para o estudo da cooperação entre alunos, recorreu-se à observação (participante e não participante) que possibilitou a recolha dos dados para verificarmos se as crianças do pré-escolar e os alunos do 1ºciclo revelavam atitudes de cooperação, em especial em atividades concebidas para o efeito. Evidenciamos, assim, que alguns alunos não conseguiam trabalhar cooperativamente, não criando nenhum tipo de estratégias de cooperação mesmo após terem sido dadas sugestões. Contrapondo, constatámos que a maioria das crianças, efetivamente, utilizava estratégias de cooperação, quer por modelagem, quer pelas instruções, mas recorriam a estratégias que visassem alcançar os objetivos propostos. Dos dados recolhidos, apurámos que o trabalho cooperativo não é algo que se constrói logo e já, é algo que se vai construindo, necessitando de repetidamente ser promovido. Neste sentido, concluímos que a nossa intervenção abriu caminho para as práticas cooperativas nas crianças, visto ter-lhes proporcionado momentos de interação, reciprocidade, interajuda e colaboração que instigaram ao exercício de atitudes de cooperação, onde aprender com o outro (de “mãos dadas”) também é produtivo e eficaz.
ABSTRACT: This probation report portrays the situations experienced over two semesters of teaching practices in two different school contexts, at a pre-school performed at school S. Pedro and the other at the 1º Cycle, Santa Clara school, where we perform relevant technical tasks of teaching in both contexts. There were several activities designed during the interventions that aimed at the promotion of meaningful learning in different domains and interactions, but emphasis was given mainly to the experiences of cooperation and collaboration between children / students advocating thus a teaching methodology focuses on Cooperative Learning. Our main objectives were to observe children’s behavior and their effect during cooperative and collaborative activities. To study the cooperation between students we used an observational study (participant and non-participant) that allowed the assemblage of data to verify if children from pre-school and pupils of the 1st cycle revealed cooperative attitudes, especially on activities designed for this purpose. From the data shown we conclude that our intervention opened the way for cooperative practices in children / students, since the children have provided moments of interaction, reciprocity, mutual help and collaboration of those who instigated the pursuit cooperation attitudes, where learning from each other ("holding hands") is also productive and powerful.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1545
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoAlexandraLeiteFernandes2012.pdfDocumento Principal951,82 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-AlexandraLeiteFernandes2012.pdfAnexos2,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.