Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1544
Título: As práticas educativas em contexto pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico : o ensino da linguagem escrita
Autor: Braga, Natércia de Jesus Sousa Vicente
Orientador: Castanho, Maria da Graça Borges
Fortuna, Maria Margarida Pacheco
Palavras-chave: Educação do Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Linguagem Escrita
Prática Educativa
Educational Practices
Initial Training
Learning Activities
Written Language
Data de Defesa: 2-Jul-2012
Citação: Braga, Natércia Vicente – "As práticas educativas em contexto pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico : o ensino da linguagem escrita". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 102, [109] f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Práticas Educativas Supervisionadas I e II e afigura-se como um documento intencional e contextualizado, onde se expressam as ações de análise e de reflexão crítica das práticas de lecionação experimentadas e vivenciadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O processo de ensino ocorre em duas fases: a fase pré-interativa ou de planificação e a fase interativa ou de implementação. Nesse âmbito, o processo de ensino consiste num conjunto de ações intencionais do docente que visam estimular a aprendizagem nos alunos. A necessidade de edificar uma prática educativa de qualidade adaptada às necessidades e interesses das crianças em idade pré-escolar e escolar conduziu ao aprofundamento e à reflexão da temática sobre o papel do educador/professor no processo de seleção e implementação das estratégias de ensino no âmbito das atividades de pré-escrita e de escrita na sala de atividades/aula. No decorrer das práticas educativas, foram implementadas estratégias de ensino de caráter genérico e específico, reconhecendo-se, com base na revisão da literatura da especialidade, que as estratégias concebidas para os alunos e, portanto, as atividades de domínio específico se revelam como mais eficazes nas aprendizagens destes. Neste âmbito, privilegiaram-se as estratégias de ensino com enfoque nas atividades de aprendizagem e, não propriamente, centradas no professor. O ensino/aprendizagem das estratégias inscrevem-se, portanto, numa perspetiva construtivista, de ensino recíproco, de aprendizagens cooperativas e de aprendizagens significativas. Deste modo, no processo de formação inicial e no quadro do novo papel docente, os estagiários e os professores principiantes devem adquirir conhecimentos de estratégias e técnicas específicas que lhes permita planificar o ensino e, posteriormente, atuar com vista à construção de ambientes educativos produtivos. O ato de ensinar implica, portanto, um compromisso responsável e partilhado entre o professor (que deve aprender a ensinar e a ensinar a aprender) e o aluno (que deve aprender a aprender).
ABSTRACT: The present Internship Report emerges in the context of the curricular courses of Supervised Educational Practices I and II and it is outlined as an intentional and contextual document, which expresses the action of analysis and critical reflection on the teaching practices lived and experienced in Pre-school Education and in Teaching of Cycle I of Elementary Education. The teaching process occurs in two phases: the pre-interactive or planning phase and the interactive or implementation phase. In this context, the teaching process is a teacher’s set of intentional actions aimed at stimulating learning in students. The need to build a quality educational practice adapted to the needs and interests of children in pre-school and school ages led to the further development and consideration of the role of the educator/teacher in the selection process and in the implementation of teaching strategies within the scope of pre-writing and writing activities in the activities’ room/classroom. Teaching strategies of generic and specific characteristics were implemented during the educational practices, though admittedly, based on the literature review, strategies designed for students and therefore the activities of specific domain reveal themselves as more effective in their learning. In this framework, teaching strategies that focus on learning activities are favoured over teacher centred strategies. Thus, the teaching/learning of strategies fits in a constructivist perspective of reciprocal teaching, cooperative learning and meaningful learning. Hence, in the initial training process and in the perspective of the teacher’s new role, trainees and beginning teachers should acquire knowledge of strategies and specific techniques that will enable them to plan the teaching and then act with the objective of creating productive educational environments. The act of teaching therefore implies a responsible and shared commitment between the teacher (who must learn to teach and teach how to learn) and the student (who must learn how to learn).
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1544
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