Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1541
Título: Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
Autor: Cardoso, Ana Maria Martins
Orientador: Medeiros, Emanuel Oliveira
Palavras-chave: Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Citizenship
Education
Teaching and Curricular Practices
Data de Defesa: 28-Jun-2012
Citação: Cardoso, Ana Maria Martins – "Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. XIX, 100, [217] f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio, nos moldes previstos no Diário da República, 1ª Série, n.º 38 de 22 de fevereiro de 2008, reporta-se às práticas desenvolvidas em contexto de estágio pedagógico no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise crítica e fundamentada. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e procura, por isso, refletir de forma retrospetiva, descritiva, interpretativa e prospetiva o processo subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório analisam-se e refletem-se as práticas pedagógicas e as opções axiológicas tomadas como um processo de aprendizagem, incitado pelo permanente desafio, rigor e superação de novas situações de exigência e pormenor, na sua articulação com o currículo, e, numa perspetiva de desenvolvimento integral. No seguimento das práticas, apresentam-se valores e conceções pedagógicas e didáticas como referências para a promoção de atitudes, conhecimentos, capacidades e competências, a par da relevância que este trabalho assume na construção do saber profissional da estagiária nas diversas dimensões do respetivo perfil profissional. Neste documento apresentam-se os fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas da estagiária de forma a dar consistência às afirmações proferidas. São, também, objeto de análise os registos epistemológicos e os discursos de educadores(as) e professores(as), designadamente sobre questões éticas, deontológicas e cívicas na docência, tal como está previsto na legislação em vigor e de mais regulamentos sobre o perfil de formação integral de educadores e professores. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico patente neste relatório visa a formação dos alunos como pessoas e cidadãos ativos, responsáveis, críticos e intervenientes numa sociedade que, cada vez mais, urge o investimento no projeto pessoa. Este é um trabalho elaborado com fé na educação, com fé num futuro melhor, responsabilizando cada um(a), enquanto educador(a), pelo renovar do(s) olhar(es) das crianças e do mundo.
ABSTRACT: This internship report, done according to the requirements published in the Official Gazette of Portugal (1st series, # 38 of 22nd February 2008), provides a critical sustained analysis of the actions carried in the pedagogical internship, in the context of Teaching Strategies Practices I and II, integrated in Pre School and Elementary School Education Master Degree. This document represents, therefore, the analysis of the work done during two periods of internship and seeks to reflect on the process underneath the actions taken, in a retrospective, descriptive, interpretative and prospective manner. Throughout this report, the pedagogical practices and the axiological options are assessed and considered as a learning process, incited by the constant challenge, rigor and need of overcoming new demanding and particular situations, in articulation with the curriculum and the perspective of integral development. The fundaments of the intern practices are presented here, in order to support the assessment. Object of analysis are also the epidemiological records and the statements of preschool and elementary school teachers concerning ethics, deontology, civility and teaching, as it is indicated in the current legislation about the integral training profile of teachers. The work done along the pedagogical internship and described in this report aims the growth of students as human beings and the development of their ability to act as active, responsible and critical citizens, who intervene in a society that urges human investment. This report reflects practices that believe in the efficacy of education and the possibility of a better future, assuming that each teacher is responsible for renovating the way we see children and the world in general.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1541
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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