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Título: Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática
Autor: Belém, Vanda Patrícia de Oliveira
Orientador: Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Didáctica da Matemática
Educação Pré-Escolar
Jardim de Infância
Matemática
Prática Educativa
Data de Defesa: 13-Jul-2012
Citação: Belém, Vanda Patrícia de Oliveira – "Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática". Angra do Heroísmo : Universidade dos Açores. 2012. XII, 86 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este trabalho surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada I, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, em que se pede a elaboração de um relatório de estágio a ser desenvolvido no contexto da prática pedagógica. Dada a equivalência obtida à unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada II, o presente relatório incide apenas num contexto de Jardim de Infância. Como área de investimento, optou-se pelo domínio da Matemática, com maior incidência numa das capacidades transversais do novo currículo: a comunicação matemática. Esta opção justifica-se por dois motivos. Por um lado, houve uma intenção clara em aprofundar a formação em Matemática, com particular incidência na comunicação matemática, por se ter a perceção da sua importância, a par de outros processos matemáticos, para as atividades matemáticas a realizar com as crianças ao longo das diferentes etapas de aprendizagem, iniciadas no pré-escolar. Por outro lado, a escolha também foi motivada pela preocupação sentida pela educadora cooperante pelo facto de o grupo de crianças mostrar uma fraca adesão ao espaço destinado às atividades livres no domínio da Matemática. O objetivo principal deste trabalho foi, portanto, o de promover a comunicação verbal e escrita, estimulando as competências ao nível da verbalização do raciocínio matemático, através da explicitação dos passos efetuados na resolução de situações problemáticas e do registo dessas resoluções. Enquadrando-se neste objetivo, investiu-se na restruturação e organização do espaço destinado à Matemática, fomentando o seu uso para que este contribuísse para criar momentos ricos de comunicação matemática entre as crianças. Procurou-se dar particular enfoque à emergência da comunicação matemática em contextos integradores dos diferentes domínios e áreas determinados pelas Orientações Curriculares para a Educação de Pré-escolar. A promoção da comunicação não se revelou tarefa fácil. Numa primeira etapa, procurou-se estimular a verbalização de opiniões, a argumentação e a interação interpares, partindo-se de situações vivenciadas pelas crianças ou de histórias que motivassem a comunicação oral. Por outro lado, a adoção intencional de jogos para a sala de atividades e o trabalho em situações problemáticas contribuíram decisivamente para a comunicação matemática, tendo sido mais evidente a verbalização do processo de tomadas de decisão e também de resolução.
ABSTRACT: This work appears in the Educational Supervised Practice I Course, the Master degree in Kindergarten Education and Teaching of the elementary school. This course lies with the Department of Educational Sciences at Azores University, where we have to make a internship report on our teaching practice. Once we had the course equivalence Educational Supervised Practice II, this report will focus only in the kindergarten context. As an area of interest, we decided to choose the field of mathematics area, with a higher focus of cross-cutting capabilities of the new curriculum: the mathematical communication. This option has two reasons. On one hand, there was an explicit intention to go further in the training of Mathematic, particularly in the mathematical communication, a fundamental area, along with other mathematical processes, for mathematical activities to be carried out with the children throughout the different stages of learning, started in kindergarten. On the other hand, the fact that the cooperating teacher has revealed concern that the group shows a poor interest to the space reserved for free activities in the mathematics’ area. The main purpose of this study was therefore to promote the verbal and written communication skills, in encouraging verbalization of mathematical thinking by making explicit the steps made in the resolution of problematic situations and register all resolutions. Fitting into this purpose, we invested in the restructuring and organization of space devoted to mathematics, encouraging its use for this would help to create moments of rich mathematical communication among children. We tried to give particular emphasis to the urgency of mathematical communication in different contexts integrators areas and areas determined by the Curriculum Guidelines for Kindergarten Education. The promotion of communication has not proved easy. Encouraging speaking communication, from situations experienced by students or from stories, allowed the development of skills that allowed a first step, the verbalization of opinions, argument and to encourage peer interaction. On the other hand, the intentional adoption of classroom games and explicit work in problematic situations, contributed decisively to the mathematical communication, which was more evident in the verbalization of the decision making process and also the resolution.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1538
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