Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1536
Título: Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
Autor: Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco
Orientador: Fortuna, Maria Margarida Pacheco
Palavras-chave: Educação do Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Expressão Dramática
Prática Educativa
Data de Defesa: 6-Jul-2012
Citação: Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco – "Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. IX, 62 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: "[…] pretende-se, com a elaboração deste documento, que o estagiário reflita sobre o trabalho desenvolvido, fundamente, com literatura da especialidade, as opções metodológicas tomadas e que utilize técnicas de investigação, que, neste caso em particular, incidem não só sobre as práticas educativas mas também são colocadas ao serviço da importância da aplicabilidade prática da Área de Expressão Dramática, em contextos e dinâmicas de sala de aula. Se olharmos atentamente para a Lei de Bases do Sistema Educativo, podemos constatar que a mesma estipula um conjunto de princípios gerais sobre a formação de educadores e professores, entre os quais importa enunciar os seguintes: “a) Formação inicial de nível superior, proporcionando aos educadores e professores de todos os níveis de educação e ensino a informação, os métodos e as técnicas científicos e pedagógicos, de base, bem como a formação pessoal e social adequadas ao exercício da função. (…) h) Formação participada que conduza a uma prática reflexiva e continuada de auto informação e auto-aprendizagem. 2- Orientação e as actividades pedagógicas na educação pré-escolar são asseguradas por educadores de infância, sendo a docência em todos os níveis e ciclos de ensino assegurada por professores detentores de diploma que certifique a formação profissional específica com que se encontram devidamente habilitados para o efeito”. Inferimos, assim, que é vital que o docente reflita sobre a sua prática educativa e mobilize um conjunto de metodologias de investigação de forma a evoluir como pessoa e como profissional de educação. A aplicação prática destas metodologias permitirá ao docente uma melhor compreensão da sua prática letiva e do contexto onde se insere. Neste âmbito, pretende-se que este relatório contribua, indubitavelmente, para desenvolver uma atitude reflexiva e metódica no que concerne à nossa prática educativa futura. […]" (da Introdução).
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1536
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoSoniaConceicaoRodriguesPachecoBalanco2012.pdfDocumento Principal1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-SoniaConceicaoRodriguesPachecoBalanco2012.pdfAnexos1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.