Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1534
Título: Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
Autor: Medeiros, Rita Maria da Silva
Orientador: Fortuna, Maria Margarida Pacheco
Palavras-chave: Cidadania
Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Education for Citizenship
Educational Practice
Data de Defesa: 16-Nov-2012
Citação: Medeiros, Rita Maria da Silva – "Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. III, 85 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório é fruto do nosso estágio pedagógico, integrado no âmbito das disciplinas de Prática Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, e reflete a experiência vivenciada em dois contextos escolares diferentes: pré-escolar e 1.º ciclo. Através das funções de docência levadas a cabo durante o processo de estágio, em ambos os níveis de ensino, foi possível verificar em que medida as estratégias e metodologias implementadas eram adequadas na educação para a cidadania, em especial a interdisciplinaridade. Este documento inclui um enquadramento teórico que contextualiza a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, a interdisciplinaridade, o desenvolvimento infantil e a educação para a cidadania, assim como, especifica os fundamentos sobre os quais se vai desenvolver a prática. Tendo em conta que, durante o desenvolvimento da prática educativa foram operacionalizadas uma série de etapas, nomeadamente, a construção de um projecto formativo, observação e planificação de aulas e operacionalização do trabalho, no presente documento estas etapas serão analisadas. Desenvolveu-se, deste modo, uma análise reflexiva do trabalho realizado tentando estabelecer um comparação entre ambos os níveis de ensino, tendo o cuidado de durante esta reflexão suportar as nossas evidências com bibliografia especializada. Do trabalho desenvolvido, concluímos que em ambos os níveis de ensino, tendo por base a promoção da educação para a cidadania, as metodologias e estratégias utilizadas foram eficazes e adequadas aos propósitos das temáticas levadas a cabo durante as nossas intervenções. Por outro lado, constatámos que uma das estratégias essenciais para o desenvolvimento da educação para a cidadania assenta na interdisciplinaridade, que por sua vez, nos níveis de ensino onde desenvolvemos a prática, devido à monodocência, a sua operacionalização é mais fácil.
ABSTRACT: The following report is the result of our pedagogical internship integrated in the disciplines of Prática Supervisionada I e II, of the Master titled Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico and reflects the practice experienced in two different educational contexts: pre-school and 1st cycle. Through the teaching functions carried out during the internship, in both levels of education, it was possible to verify in which matter the strategies and methodologies were adequate for citizenship education, in special Interdisciplinarity This document includes a theoretical framing, which allows us to contextualize the pré-school education and 1st cycle of the basic, interdisciplinarity, child development and education for citizenship, as well as, to specify the grounds upon which the practice will develop. Taking into account that, during the development of educational practice a series of steps were operationalized, in particular, the construction of a formation project, observation and planning lessons and operationalization of the work, in this document, these steps will be reviewed. In this way, we developed a reflective analysis of the work done, trying to establish a comparison between both levels of education, and making sure that, during this reflection, our evidences were supported by specialized literature. From the work developed, we conclude that in both levels of education, based on the promotion of education for citizenship, the methodologies and strategies used have been effective and appropriate to the purposes of the themes undertaken during our interventions. On the other hand, we found that one of the essential strategies for the development of the education for citizenship was based on interdisciplinarity, which in turn, in the levels of education where we developed our practice, its operation is easier, because the children have only one teacher, instead of several.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1534
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoRitaMariaSilvaMedeiros2012.pdf699,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.