Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1532
Título: Aprender a língua na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Silva, Maria Isabel Rodrigues Morais da
Orientador: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Formação de Professores
Língua Portuguesa
Linguagem Oral e Escrita
Prática Educativa
Data de Defesa: 29-Jun-2012
Citação: Silva, Maria Isabel Rodrigues Morais da – "Aprender a língua na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. V, 98, [25] f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A linguagem permite às crianças a interação com o meio e com os outros, ao mesmo tempo que lhe permite estruturar o seu pensamento, expressar sentimentos e opiniões e expandir os seus conhecimentos. As dificuldades na apreensão da mesma manifestam-se não só nas dificuldades ao nível da comunicação mas também ao nível da sociabilidade, fazendo com que as crianças se tornem menos interativas, menos comunicativas, com tendência a serem crianças mais reservadas e mais isoladas. Por sua vez, esta dificuldade manifestada ao nível da linguagem tem consequências nas suas aprendizagens uma vez que a linguagem se apresenta como um processo facilitador na aquisição de inúmeras competências. O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da formação de professores e educadores e apresenta-se como uma narrativa fundamentada e refletida do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores, com especial enforque nas questões e práticas realizadas no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita da educação pré-escolar e da língua portuguesa do 1.º ciclo do ensino básico, aprendizagem que mereceu uma particular atenção da nossa parte ao longo da nossa prática por estar subjacente e ser determinante em todo o processo de aprendizagem nas diversas áreas e domínios. Entendendo a língua como um instrumento ao serviço da linguagem cabe à escola e ao professor o papel de ensinar o aluno a fazer o uso mais adequado desse instrumento dando-lhe oportunidades de desenvolver processos de compreensão e de expressão oral e escrita determinantes para a sua afirmação pessoal e integração social. Esta intervenção representou uma etapa fundamental no nosso processo de formação, reforçando a importância de o processo de formação dos professores e educadores assumir uma forte dimensão prática que permita situar, aplicar e testar as aprendizagens teóricas realizadas ao longo da formação.
ABSTRACT: Language allows children to interact with the environment and with others, while allowing you to structure your thoughts, express feelings and opinions and expand their knowledge. The difficulties in seizing it, manifests itself not only in difficulties in communication, but also in terms of sociability, causing children to become less interactive, less communicative, so children tend to be more reserved and more isolated. In turn, this difficulty manifested at the level of language has consequences in what concerns their learning skills, since language is presented as a facilitator of the process itself and contributes to the acquisition of many skills. This stage report is linked to the training of teachers and educators and is presented as a narrative based and reflected in the work of the modules of Educational Practice Supervised I and II of the Educational Supervised Masters in Early Childhood Education and Primary School Teaching of the University of Azores, with special focus on issues and practices conducted in the field of oral and written approach to the pre-school education and to the Portuguese language in the first year of Primary School, learning that deserved special attention from us during our practice, not only because it is underlined, but also decisive in the overall learning process in different areas and fields. Understanding language as a tool for language is the school and the teacher's role to teach students to make better use of that instrument giving them the opportunity to develop processes of comprehension and oral and written expression, determinants for their personal statement and social integration. This intervention represented a fundamental step in our process of training, reinforcing the importance of the process of training for teachers and educators to take a strong practical dimension that allows placing, applying and testing theoretical learning undertaken throughout the training.
Descrição: Mestrado em Filosofia Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1532
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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