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Título: O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância
Autor: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Cascalho, José Manuel
Nogueira, Raquel Pereira
Palavras-chave: Matemática
Jogos Matemáticos
Data: Set-2012
Editora: Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM)
Citação: Teixeira, Ricardo C., Cascalho, José M., & Nogueira, Raquel P. (2012). «O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância». "Jornal de Mathemática Elementar", 298, 5-12.
Relatório da Série N.º: 298;
Resumo: Quando falamos de jogos pensamos no seu carácter lúdico e divertido. De facto, as crianças facilmente se sentem atraídas pelo jogo, que constitui um importante factor de motivação. Os processos matemáticos envolvidos nos jogos promovem a comunicação aliada à tomada de decisões, ao planeamento e à definição de estratégias. No contexto do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, os jogos são parceiros fundamentais desde os primeiros anos de vida, devendo-se implementá-los desde cedo no pré-escolar. É importante que os jogos sejam adaptados para as diferentes idades das crianças, desenvolvendo assim as diferentes vertentes do raciocínio lógico-matemático, como seja, a seriação, a classificação, as relações numéricas ou as relações espaciais. Neste artigo, apresentam-se algumas tarefas realizadas com crianças de cinco e seis anos, desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. As actividades decorreram entre os meses de Março e Maio de 2012.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1531
ISSN: 1646-978X
Aparece nas colecções:DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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