Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1521
Título: A educação básica como promotora do desenvolvimento do raciocínio
Autor: Medeiros, Sara de Lurdes Santos
Orientador: Serpa, Margarida Damião
Palavras-chave: Criança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Raciocínio
Educational Practices
Thinking Development
Data de Defesa: 4-Jul-2012
Citação: Medeiros, Sara de Lurdes Santos – "A educação básica como promotora do desenvolvimento do raciocínio". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. [7], 111 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório configura-se como um espaço de reflexão sobre as práticas planeadas e desenvolvidas ao longo do estágio, tanto na componente do pré-escolar como do 1.º ciclo. Sendo um momento de reflexão, cabe-nos demonstrar uma postura crítica face ao trabalho realizado e aos resultados obtidos. No entanto, neste resumo, salientaremos resultados sobretudo da análise sistemática das fundamentações das planificações efetuadas e do tema de aprofundamento que decidimos privilegiar. Em relação ao primeiro aspeto, de forma a perceber quais os elementos do currículo que figuram com maior incidência nas nossas planificações, procedemos a uma análise de conteúdo da fundamentação das mesmas, verificando-se que se dá maior ênfase às metas/competências/objetivos, ao reconhecimento teórico da relevância da estratégia/atividade e aos recursos utilizados, ou seja, aos objetivos e aos meios utilizados para facilitar a sua consecução. Quanto ao outro aspeto, aprofundámos a promoção do desenvolvimento do raciocínio, uma vez que o progressivo desenvolvimento que está a atravessar o mundo em que vivemos acarreta a pertinência de se apostar na promoção desta capacidade, como forma de auxiliar os alunos a se adaptarem às novas situações e a encontrarem as respostas mais adequadas para os problemas com que se deparam diariamente. Assim, tentámos perceber que estratégias podem ser desenvolvidas com o intuito de promover o desenvolvimento do raciocínio e analisamos alguns exemplos das atividades/estratégias que foram incrementadas com este propósito. A recolha dos dados centrou-se em instrumentos de observação e em trabalhos, realizados pelos alunos, que foram posteriormente objeto de análise de conteúdo. Esta análise incidiu nos processos de resolução desenvolvidos pelos alunos e não apenas na correção, ou não, das suas respostas, permitindo conhecer melhor as possíveis relações entre as estratégias usadas e as respostas dadas às tarefas propostas. Os resultados mostraram que é preciso criar oportunidades para promover o desenvolvimento do raciocínio e que as tarefas com carácter mais desafiante, sem uma resposta, aparentemente, direta, e que requerem a mobilização e o estabelecimento de relações entre os conhecimentos são as que mais propiciam o seu desenvolvimento. Além disso, é preciso apostar na explicitação escrita do raciocínio, levando os alunos a escrever e a justificar as estratégias e os processos utilizados e não se limitando apenas a dar uma resposta ou a efetuar cálculos.
ABSTRACT: This present report is based in a space of reflection about the planned and developed practices along the stage, equally in the component of preschool as elementary school. Being a moment of reflection, it’s up to us to show a critical posture to the work done and to the obtained results. However, in this resume, we will focus results from the systematic analysis of the justifications of the made lesson plans and the theme of the further that we decided to privilege. Relative to the first aspect, in a way to understand which curriculum elements are showed with more incidence in our lesson plans, we proceed to an content analysis of the justifications of them, verifying that it’s giving more attention to the targets/skills/goals, to the theoretical recognition of the relevance of the strategy/activity and to the used resources, that is, to the purpose of teaching and the means used to facilitate its achievement. As for the other aspect, we have profound the promotion of the thinking development, since the progressive development that is running the world that we live, entails the relevance of betting in the promotion of this capacity, in a way to help the students to adapt to new situations and to find the more appropriate answers to the problems that they daily face. Thereby, we tried to understand what strategies could be developed with the purpose of promoting the developing of the reasoning, and we analyzed some examples of activities/strategies that were incremented with this intention. The collecting of this data was based in observation instruments and in paper works, done by the students, that were, after, object of content analysis. This analysis was focused on the developed processes of resolution of the students, and not just in the correction, or not, of their answers, allowing to know better the possible relations between the strategies used and the responses given to proposed tasks. The results show that it must create opportunities to promote the development of the thinking, and that the tasks with a more defying character, without an answer, apparently, direct, that requires the mobilization and the establishment of the relations between the knowledge are the one that provide more their development. Besides, is necessary to invest in the writing explanation of the thinking, leading the students to write and justify the strategies and the processes used not limited in just giving an answer or doing calculations.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1521
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoSaraLurdesSantosMedeiros2012.pdfDocumento Principal5,57 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-SaraLurdesSantosMedeiros2012.pdfAnexos27,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.