Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1520
Título: A música como veículo promotor de ensino e aprendizagens
Autor: Silva, Paula Cristina Viveiros da
Orientador: Condessa, Isabel
Fortuna, Maria Margarida Pacheco
Palavras-chave: Criança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Música
Data de Defesa: 5-Jul-2012
Citação: Silva, Paula Cristina Viveiros da – "A música como veículo promotor de ensino e aprendizagens". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. IX, 95 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se como um relatório final dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II. A temática para este trabalho debruçou-se sobre “A Música como veículo promotor de ensino e aprendizagens”, e teve como principal objetivo o pensamento crítico-reflexivo sobre o ensino e aprendizagens nas Práticas Pedagógicas, possibilitando deste modo a partilha de saberes, bem como o conhecimento profissional dos docentes nesta área. Considera-se a música como sendo um marco importante e um suporte didático para as aprendizagens dos alunos, privilegiando deste modo a interdisciplinaridade em todas as áreas curriculares. Além disso, importa referir o processo de ensino e aprendizagem na carreira docente do educador e do professor, refletir sobre o seu desempenho, a sua prática, a sua capacidade de conhecer e analisar diferentes contextos escolares, permitindo deste modo adaptar e reformular estratégias de ensino de acordo com as especificidades de cada criança. Assim sendo, foi nossa intenção realizar um estudo para conhecer a opinião de profissionais em exercício sobre o recurso à música como forma privilegiada de promover a interdisciplinaridade e, consequentemente, facilitar a condução da aprendizagem das crianças/ alunos. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa e qualitativa, através da aplicação de inquéritos por questionário a Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB de escolas do concelho de Ponta Delgada. Com este procedimento chegámos a algumas inferências no que diz respeito à importância da música como veículo promotor de ensino e aprendizagens, nomeadamente como sendo um poderoso instrumento para o desenvolvimento integral e global das crianças, quando integrada com as outras áreas do saber, embora reconheçam que precisariam de ter mais formação, tempo curricular e recursos materiais para o fazerem nas suas escolas. Esta constatação foi visível aquando da realização das práticas pedagógicas realizadas no nosso estágio, pois foi notório ver que a música quando trabalhada com outras áreas do currículo é um veículo facilitador do ensino-aprendizagem. No entanto, isto não seria possível sem o apoio das planificações, sem o apoio aos recursos materiais e posteriormente sem as reflexões à prática, que nos permitiram “crescer” neste momento da formação inicial: no estágio.
ABSTRACT: This abstract is an integral part of the Internship Report related to the Master’s Degree in Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico and it represents the final report of the internships performed under the subject Prática Educativa Supervisionada I e II. The theme for this work focused on "Music as a vehicle to promote teaching and learning", and had as a main objectives the critical and reflexive thinking about teaching methodologies and learning in Educational Practices, thus enabling the sharing of knowledge as well as the professional experience of professors in this area. Music is considered an important milestone and a teaching resource for students' learning, thereby favouring interdisciplinary in all curricular areas. Moreover, it is important to draw attention to the process of teaching and learning in the career of the teacher and of the educator, reflect on the performance, on the practice, on the capacity to understand and analyze different school contexts, thus allowing adapting and restructuring the teaching strategies according to the specificities of each child. Therefore, our idea was to perform a research study in order to find out the opinion of practicing professionals regarding the use of music as a privileged form of promoting the interdisciplinary and, consequently, ease the process of learning by the children / students. We resorted to use a quantitative and qualitative methodology through the application of questionnaire surveys to educators and teachers of the 1.º Ciclo do Ensino Básico in the municipality of Ponta Delgada. With this procedure we arrived at some conclusions regarding the importance of music as a vehicle to promote teaching and learning, specifically as a powerful tool for the integral and global development of children when integrated with other areas of knowledge. We verified and confirmed these results when the teaching practices were carried out and it was quite remarkable to see that when music was integrated with other areas of the curriculum it can become an extremely rich and promising vehicle in the learning process by children. However, none of this would have been possible without the support of the timetables, without the support of the material resources and later on without the reflections of this methodology, which allowed us to grow in the initial stage of our professional training: the internship.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1520
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