Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1519
Título: Ser e aprender: contributos da educação física : um estudo em contexto no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Silva, Joana Isabel Gaspar da
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Criança
Educação Física
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Data de Defesa: 28-Jun-2012
Citação: Silva, Joana Isabel Gaspar da – "Ser e aprender: contributos da educação física : um estudo em contexto no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. IX, 98 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade realçar as potencialidades da área da Educação Física Infantil (Expressão Motora/ Expressão e Educação Físico-Motora) no desenvolvimento multidimensional de competências na criança, competências que se revelam associadas a uma dupla dimensão: Ser e Aprender. Com a realização deste trabalho pretendemos perceber e conhecer quais os contributos da Educação Física no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e em idade escolar, e de que forma esta área promove o desenvolvimento de competências essenciais e transversais. Também se pretende analisar as potencialidades jogo, enquanto conteúdo da Educação Física e como recurso facilitador de aprendizagens. Sendo um documento de natureza teórico-prática serão apresentados relatos de experiências de práticas, bem como a sua análise reflexiva, referentes à temática do relatório e desenvolvidas nos dois contextos onde este se desenvolveu o nosso estágio. Além do mais, realçaremos questões relativas ao processo do nosso estágio pedagógico, tais como, a formação inicial de professores – enquanto processo de crescimento e desenvolvimento profissional.
ABSTRACT: The aim of this traineeship report made within the Master’s Degree in Preschool and Elementary School is to highlight the potential of Child Physical Education (Motor Expression/ Physical and Motor Expression and Education) in the multidimensional development of skills in children. These skills are related to a double dimension: being and learning. With this work we aspire to know and to understand the contributions what are of Physical Education in the development of children in Preschool and Elementary School. It is also our purpose to realize in which way this area instigates the development of essential and transverse skills. Moreover we intend to analyze how games, a content of Physical Education, can subserve the act of learning. Bearing in mind that this document is both theoretical and practical, we will present some reports of experiences we made and their reflective analysis as far as the theme and the aim of this report and of our traineeship are concerned. In addition, we will underline some issues related to our traineeship such as the teacher’s initial training - a process of professional growth.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1519
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoJoanaIsabelGasparSilva2012.pdfDocumento Principal1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-JoanaIsabelGasparSilva2012.pdfAnexos1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.