Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1469
Título: Açorianidade e construção comunitária : a Região Autónoma dos Açores e o seu contexto : Europeu e Transatlântico
Autor: Amaral, Carlos Eduardo Pacheco
Palavras-chave: Açorianidade
Identidade Cultural
História dos Açores
Açores
Data: 1998
Editora: Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.
Citação: «Açorianidade e construção comunitária : a Região Autónoma dos Açores e o seu contexto : Europeu e Transatlântico», in "Anais do Simpósio Internacional Comemorativo do Cinquentenário do 1.º Congresso de História Catarinense e 250 anos da Presença Açoriana em Santa Catarina". Florianópolis , CAPES/MEC, 1998.
Resumo: “[…]. São precisamente estas as duas grandes dimensões que caracterizam a comunidade açoriana, integrando os seus elementos mais nucleares Por um lado, a dimensão espacial, que rompe com as barreiras das fronteiras nacionais e estatais tradicionais, trazendo para a comunidade açoriana gentes das mais diversas paragens, desde o continente português até ao Hawai, e desde o Canadá até aqui, ao Sul do Brasil. E, por outro, a dimensão histórica, que nos fornece profundidade, dimensão e raízes. Prolongando os Açores e os açorianos no tempo, liga a história à geografia e à cultura; abolindo as fronteiras que demarcam o passado do presente, coloca a geração actual em diálogo Íntimo com os seus, os nossos antepassados, com as suas histórias, com as suas experiências de viela, com os seus mundos e com as suas mundividências. Nenhuma comunidade constrói a sua vida a partir do zero, mas sempre no quadro de uma matriz civilizacional que lhe é fornecida através da memória histórica e com a qual assume uma posição dialéctica de constante diálogo íntimo, recebendo os seus impulsos e contribuindo para a sua construção, para a sua evolução e para o seu crescimento. E é este também o caso dos Açores e das comunidades açorianas. […].”
Descrição: Comunicação apresentada no Simpósio comemorativo ao cinquentenário do 1º Congresso de História Catarinense e 250 anos da presença açoriana em Santa Catarina, Florianópolis, 8 e 9 de Setembro de 1998.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1469
Aparece nas colecções:DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.