Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1423
Título: Sena Freitas e o combate à filosofia positivista
Autor: Luz, José Luís Brandão da
Palavras-chave: Francis Bacon
Galileu
Ciência
Conhecimento
Eu
Evolucionismo
Filosofia Medieval
Materialismo
Método
Positivismo
Vida
Data: 2008
Editora: Roma Editora
Citação: «Sena Freitas e o combate à filosofia positivista», em Luís Machado de Abreu, José Eduardo Franco, Annabela Rita e Jorge Croce Rivera (org.), "Homem de Palavra: Padre Sena Freitas. Estudos, inéditos e autobiografia", Lisboa, Roma Editora, 2008, pp. 295-312.
Resumo: Sena Freitas mantém-se a par do desenvolvimento que as ciências conheciam, assim como da orientação positivista e materialista que tomava o pensamento filosófico. O método científico e o positivismo revestem a maior importância para o desenvolvimento do conhecimento, nomeadamente da sociologia, e para ultrapassar a atitude inaceitável da escolástica medieval que desvalorizava o método indutivo nas ciências naturais em favor do que a autoridade. Todavia, se a experiência constitui a base indispensável do conhecimento, nem todo o conhecimento está sujeito à verificação empírica, como a dimensão espiritual do eu e da vida. O positivismo peca precisamente pela visão redutora que apresenta da ciência, deixando de fora dimensões da realidade que não são abordáveis pelo «experimentalismo». Este não poderá ser o único critério de certeza, embora o considere indispensável no domínio da investigação científica.
Descrição: Membro da Comissão Científica do Colóquio "Igreja, Sociedade, Cultura – O Padre Sena Freitas e o seu Tempo", organizado pelo Centro de Literatura e Cultura Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira, da Universidade Católica Portuguesa, a 21 e 22 de Outubro de 2005.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1423
ISSN: 978-989-8063-22-9
Aparece nas colecções:DHFCS - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sena Freitas e o combate à filosofia positivista.pdf4,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.