Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1422
Título: Saber científico e reflexão filosófica : para um novo modelo de homem e de sociedade
Autor: Luz, José Luís Brandão da
Palavras-chave: Eric Hobsbawm
Habermas
John Horgan
Jean-François Lyotard
Marshall McLuhan
Richard Rorty
Ciência
Consumo
Desenvolvimento
Investigação
Limites
Progresso
Saber
Sociedade
Racionalidade
Data: 2002
Editora: Universidade dos Açores
Citação: «Saber científico e reflexão filosófica : para um novo modelo de homem e de sociedade», em Emanuel Oliveira Medeiros (coord.) "I Encontro de Didácticas nos Açores", Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 2002, pp. 167-187.
Resumo: O saber científico, como conhecimento ou domínio explicativo da natureza, sempre esteve ligado à preocupação de promover o bem¬ estar social, a prosperidade económica, a vida feliz que todo o homem aspira possuir. Sem enveredar pelo tratamento histórico do tema, iremos procurar chamar a atenção para a abertura que o desenvolvimento das ciências trouxe, ao longo do século XX, para uma nova visão do mundo e da vida social, ao mesmo tempo que tentaremos compreender a forma como a filosofia acolheu estas transformações e reelaborou a sua concepção do homem. Assim, começaremos por destacar, em primeiro lugar, a crescente dependência de estratégias políticas e de interesses económicos, que passaram a marcar o ritmo da actividade científica; em segundo lugar, a forma como a ciência descobriu e lidou com os seus limites, atendendo, nomeadamente, à ideia de progresso que lhe costuma estar associada; em terceiro lugar, iremos atender aos contrastes que atravessam a história do século XX, marcada pela devastação de vidas humanas que os conflitos provocaram, pela acentuada melhoria da qualidade de vida que as descobertas científicas tornaram possível, em vários domínios, e pela dissipação da hegemonia do Velho Continente. Finalmente, em último lugar, iremos pôr em evidência a orientação filosófica de certos autores, que têm vindo a insistir num discurso filosófico, despojado das pretensões de um saber universal e primeiro, mas atento ao pulsar das hesitações dos novos tempos.
Descrição: Comunicação apresentada no I Encontro de Didácticas nos Açores, organizado pelo Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores, de 26 a 27 de Fevereiro de 1998.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1422
ISSN: 972-8612-09-5
Aparece nas colecções:DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Saber cientifico e reflexao filosofica.pdf4,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.