Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1406
Título: Os ideais educativos de Sena Freitas
Autor: Luz, José Luís Brandão da
Palavras-chave: Aprendizagem
Ciência
Educação
Ensino
Filosofia da Educação
Pedagogia
Sociedade
Virtude
Data: 2008
Editora: Roma Editora
Citação: «Os ideais educativos de Sena Freitas», em Luís Machado de Abreu, José Eduardo Franco, Annabela Rita e Jorge Croce Rivera (org.), "Homem de Palavra: Padre Sena Freitas. Estudos, inéditos e autobiografia", Lisboa, Roma Editora, 2008, pp. 489-502.
Resumo: A «ilustração» e a «moralidade» apresentam-se como vectores orientadores da acção educativa que poderá elevar as crianças acima dum estado de natureza, que a componente orgânica ou corporal as sujeitava, e qualificá-las como membros activos e cultivados da sociedade. A formação intelectual atenta aos importantes avanços das ciências deverá ser complementada com a iniciação e o cultivo da virtude. Sena Freitas não concebe a vida social sem a religião católica e por isso reclama um clero, instruído e virtuoso para tirar a sociedade do atoleiro de putrefacção em que se encontra. Nesta sequência, mobiliza argumentos quer a favor duma educação centrada no direito da criança ao seu desenvolvimento integral como pessoa, como cidadão e como membro da Igreja, quer a favor do direito das instituições intervirem na sua formação. O autor defende a livre concorrência entre o ensino público e privado e concebe a escola como uma «oficina» de preparação para a vida. Preconiza uma pedagogia que tenha em consideração o grau de desenvolvimento intelectual da criança, carente ainda de quadros nocionais e operativos plenamente constituídos, ou bastante dependentes da estimulação sensorial e da actividade concreta, para poder seguir as exposições teóricas e a argumentação especulativa dos mestres. Simultaneamente, defende a integração nos currículos escolares dos resultados que derivam das conquistas das ciências.
Descrição: Comunicação apresentada no Congresso Internacional «Igreja, Sociedade e Cultura − O Padre Sena Freitas e o seu Tempo», organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, nos dias 20 e 21 de Outubro de 2005.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1406
ISBN: 978-989-8063-22-9
Aparece nas colecções:DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os ideais educativos de Sena Freitas.pdf3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.