Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1390
Título: Filosofia e religiosidade na obra de Manuel de Arriaga
Autor: Luz, José Luís Brandão da
Palavras-chave: Ciência
Clericalismo
Conhecimento
Consciência
Deísmo
Direito
Homem
Igreja
Justiça
Panteísmo
Sociedade
Data: 2004
Editora: Centro de História da Universidade de Lisboa e Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta
Citação: «Filosofia e religiosidade na obra de Manuel de Arriaga», em Sérgio Campos Matos (coord.), "O Tempo de Manuel de Arriaga", Actas do colóquio organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa e pela Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, Lisboa, 2004, pp. 269-284.
Resumo: Para Manuel de Arriaga, o homem e a sociedade obedecem a uma ordem racional, puramente humana, que organiza o espaço interior das consciências individuais e as relações interpessoais à margem da tutela reguladora que a autoridade eclesiástica consagra. A fé não poderá ser entendida como a aceitação passiva e maciça do que a ortodoxia da religião instituída impõe, mas constitui antes um compromisso, em que cada um é chamado a tomar posição, de acordo com os ditames da sua consciência e os princípios do conhecimento e da ciência. Começaremos por procurar compreender a acção reformadora de Manuel de Arriaga a partir dos ideais de verdade e de justiça, firmados no saber das ciências positivas e no direito moderno, para, de seguida, tentar enquadrar a sua crítica à acção da Igreja e a sua visão da religião na atmosfera do deísmo que certamente as impregnava.
Descrição: Participou no colóquio «O Tempo de Manuel de Arriaga», organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa, de 24 a 26 de Setembro de 2003, na Faculdade de Letras, com uma comunicação sobre o tema «Filosofia e religiosidade na obra de Manuel de Arriaga».
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1390
ISBN: 972-99298-3-1
Aparece nas colecções:DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filosofia e religiosidade na obra de Manuel de Arriaga.pdf4,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.