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Título: A Filosofia na formação e desenvolvimento pessoal
Autor: Luz, José Luís Brandão da
Palavras-chave: Comunicação
Conhecimento
Educação
Ensino da Filosofia
Espaço Público
Saber Absoluto
Saber Enciclopédico
Data: 2005
Editora: Universidade dos Açores : Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
Citação: «A Filosofia na formação e desenvolvimento pessoal», em Teresa Medeiros e Ermelindo Peixoto (org.), "Desenvolvimento e Aprendizagem: do Ensino Secundário ao Ensino Superior : Actas do congresso internacional", organizado pelo Departamento de Ciências da Educação, Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 2005, pp. 15-20.
Resumo: Confia-se na Filosofia para clarificar os problemas e ajudar a ultrapassar os impasses e as hesitações que tornam difíceis e penosas as decisões, ou seja, para aparelhar o equipamento que torne o exercício da cidadania consciente e livre. Estamos em crer que esta valorização da Filosofia se, por um lado, torna o seu ensino no secundário um espaço indispensável de análise e debate de questões que se ligam à experiência de vida que o mundo contemporâneo nos envolve, por outro lado, serve para formar nos jovens uma atitude de exigência, que os obrigará, ao longo da vida, a procurar suporte para os seus sentimentos. A Filosofia no secundário insere-se num projecto de formação e desenvolvimento permanente da pessoa humana, criando exigências de rigor na ponderação dos problemas, na descoberta do sentido das vivências, na justificação das opções, de modo a promover em cada um a afirmação plena da liberdade, ou seja, a necessidade de tomar consciência das razões que a sua conduta mobiliza.
ABSTRACT: We trust in Philosophy to equate problems and to assist us in overcoming the impasses and the hesitations that make it difficult and painful to take decisions, that is, to organize the equipment that allows us a conscious and free exercise of citizenship. This perspective and appreciation of Philosophy, highlights the importance of its presence in the Curriculum of Secondary Schools, in so far as its teaching alone can transform Secondary School education into an indispensable space where our youth can analyse and debate the questions relating to the very life experiences that are offered to them by the world they live in. On the other hand, Philosophy fulfils another role, developing in the students a demanding attitude that will force them, throughout their lives, to seek rational support for their convictions and their feelings. In Secondary Schools, Philosophy belongs to a project of permanent upbringing and education of the person, creating demands of rigor in pondering problems, discovering the meaning of life experiences, justifying the options that are made, so as to promote in each one the full assertion of freedom, that is, the necessity of being aware of the reasons that are always mobilized by his or her actions, at all levels.
Descrição: Comunicação apresentada no Encontro Internacional «Desenvolvimento e Aprendizagem na Transição do Ensino Secundário para o Superior», organizado pelo Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores, em 21 e 22 de Março de 2003.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1380
ISBN: 972-8612-23-0
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