Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1288
Título: Orientando o trabalho docente para a promoção da relevância do currículo: o contributo do projecto ICR
Autor: Sousa, Francisco
Machado, Odília
Palavras-chave: Currículo
Educação Básica
Investigação-acção
Professor
Relevância Curricular
Data: Set-2010
Editora: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Citação: Sousa. F. e Machado, O. (2010). Orientando o trabalho docente para a promoção da relevância do currículo: o contributo do projecto ICR. In C. Leite, A. F. Moreira, J. A. Pacheco, J. C. Morgado e A. Mouraz (orgs.), "Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro : Debater o currículo e os seus campos – políticas, fundamentos e práticas". Porto, CIIE: p. 2201-2208.
Resumo: O projecto ICR (Investigação para um Currículo Relevante) nasce de um interesse prático, associado a uma concepção de currículo como uma realidade "que convida mais à comprovação crítica do que à aceitação" (Stenhouse, 1975, p. 142) e a uma concepção de trabalho docente que não dispensa uma dimensão de investigação. Encarando o design curricular "como um processo através do qual aluno e professor interagem a fim de darem sentido ao mundo" (Grundy, 1987, pp.14-15) e filiando-se numa "ciência educativa em que cada sala de aula é um laboratório e cada professor um membro da comunidade científica" (Stenhouse, 1975, p. 142), o projecto ICR constitui-se como um projecto de investigação-acção colaborativa conduzido por uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do ensino básico (todos os ciclos), que prosseguem os seguintes objectivos: -Identificar causas do desinteresse manifestado por determinados alunos em relação ao currículo; -Compreender o grau de relevância atribuído ao currículo por diferentes alunos; -Relacionar o grau de relevância atribuído por diferentes alunos às aprendizagens propostas com formas de apresentação dos conteúdos em causa, nas aulas; -Contribuir para o desenvolvimento de práticas reflexivas e colaborativas na selecção e organização dos conteúdos curriculares; -Contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino conducentes a aprendizagens mais reconhecidas pelos alunos como relevantes. A recolha de dados tem sido feita em sucessivos ciclos de investigação-acção, com a duração de um ano escolar cada, principalmente através do registo sistemático de manifestações de desinteresse (por parte dos alunos em relação ao currículo) observadas nas aulas e de entrevistas aos alunos, conduzidas pelos seus professores. Os dados têm sido analisados pelos próprios professores do ensino básico, com o apoio dos docentes universitários, e sujeitos a interpretações individuais e de equipa, sendo essas interpretações inspiradoras de novas estratégias de ensino, que são continuamente monitorizadas e revistas. O projecto ICR tem algumas afinidades com outros projectos de investigação e intervenção na área do currículo já desenvolvidos em Portugal, entre os quais se inclui o projecto PROCUR (Alonso, 2002), que enfatizou bastante a problemática da integração do conhecimento. O projecto ICR foca prioritariamente outra das dimensões da integração curricular consideradas por Beane (1997) - a integração das experiências. Além disso, integra contributos da produção mais recente na área, com destaque para o conceito de capital narrativo (Goodson, 2006), que constitui uma promissora ferramenta conceptual na compreensão de processos de promoção da relevância do currículo.
Descrição: Comunicação apresentada no IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro, sob o tema "Debater o currículo e os seus campos – políticas, fundamentos e práticas", realizado na Universidade do Porto - FPCEUP - de 21 a 23 de Junho de 2010.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1288
ISBN: 978-972-8746-90-2
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trab_docente.pdf1,95 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.