Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1286
Título: Tazos e Barbies: quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância
Autor: Sousa, Francisco
Palavras-chave: Cultura Popular Infantil
Currículo
Educação de Infância
Educação Pré-escolar
Teoria Curricular
Data: 2004
Citação: Sousa, F. (2004). "Tazos e Barbies: quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância". «Infância e educação: investigação e práticas», Revista do GEDEI. ISSN 0874-776. Porto, Porto Editora, 6: 73-88.
Resumo: Com este artigo pretende-se desenvolver uma reflexão sobre algumas situações vividas no âmbito da formação inicial de educadores de infância nas quais houve a oportunidade de discutir fenómenos de carácter curricular experienciados pelos formandos à luz de determinados conceitos que fazem parte do léxico dos Estudos Curriculares. Salientar-se-á que este tipo de discussão tem sido progressivamente promovido em contextos nos quais os formandos intervêm ao nível do currículo em acção, permitindo assim uma abordagem dialógica da relação entre teoria e prática. Uma das principais características dos referidos fenómenos é a presença de brinquedos produzidos industrialmente, que hoje ocupam um espaço muito significativo na cultura popular infantil. Em vez de descartar esses brinquedos como elementos extra-escolares, ou de nos limitarmos a reconhecer que eles podem ter alguma importância em termos de currículo paralelo, há que reconhecer que eles têm uma influência não menosprezável sobre a construção das identidades das crianças, mais ou menos mediada pelo que se passa na instituição escolar (pré-escolar, neste caso). O educador de infância deve, por isso, ter uma atenção crítica a esse tipo de materiais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1286
ISSN: 0874-776
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tazos_e_Barbies.pdf6,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.