Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1285
Título: Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva: oportunidades assinaladas numa escola portuguesa
Autor: Sousa, Francisco
Palavras-chave: Currículo
Diferenciação Curricular
Identidade
Inclusão
Data: Set-2008
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina
Citação: Sousa, F. (2008). Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva: oportunidades assinaladas numa escola portuguesa. In E. Shiroma & P. Torriglia (orgs.), "Actas do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares - Currículo, Teorias, Métodos". Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina: 16 pp.
Resumo: A presente comunicação é centrada num estudo sobre diferenciação curricular, realizado numa escola básica portuguesa com a finalidade de compreender as concepções e as práticas das professoras participantes sobre essa matéria. Considerando que a diferenciação curricular constitui uma resposta às diferenças entre estudantes e que é possível trabalhar no sentido de uma diferenciação curricular inclusiva, apesar das tendências para conceber a diferenciação como dispositivo estratificador, os dados foram recolhidos, através de observação directa de aulas e de entrevistas, com a preocupação de compreender até que ponto as oportunidades de diferenciação que iam surgindo na sala de aula, através de comportamentos dos alunos que revelavam determinados aspectos das suas identidades, eram ou não consideradas e aproveitadas. Apesar de as práticas observadas tenderem para a uniformidade curricular, houve também algum aproveitamento de oportunidades de diferenciação, que pode ser potencializado numa lógica de investigação-acção. Por isso, mais do que uma caracterização sistemática das concepções das participantes sobre diferenciação curricular e das suas práticas mais uniformizadoras ou mais diferenciadoras, a presente comunicação centra-se na discussão das referidas oportunidades.
Descrição: Comunicação apresentada no IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares / VIII Colóquio sobre Questões Curriculares, sob o tema "Currículo, Teorias, Métodos", realizado na Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC em 2, 3 e 4 de setembro de 2008.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1285
ISBN: 978-85-87103-39-0
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Iden_DC_Inclusiva.pdf93,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.