Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1255
Título: As armadilhas luminosas e sexuais como meio de estudo das populações de Mythimna unipunctata (HAW.) (Lep., Noctuidae).
Autor: Vieira, Virgílio
Tavares, João
Oliveira, Luísa
Palavras-chave: Armadilhas Luminosas
Armadilhas Sexuais
Dinâmica de Populações
Luta Integrada
Mythimna unipuncta (Haworth)
Previsão de Riscos
Arquipélago dos Açores
Ilha de São Miguel
Data: Dez-1994
Editora: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Citação: VIEIRA, V., J. TAVARES & L. OLIVEIRA (1994). As armadilhas luminosas e sexuais como meio de estudo das populações de Mythimna unipunctata (HAW.) (Lep., Noctuidae). "Anais da UTAD : II Encontro Nacional de Protecção Integrada", 5 (1): 365-372.
Resumo: Armadilhas luminosas e sexuais foram instaladas em diferentes localidades da ilha de São Miguel (Lagoa do Congro, Altiprado, Ribeira Grande, Caldeiras, Remédios, Ponta Garça, Povoação), funcionando como a técnica básica do método de previsão dos riscos devidos às populações de Mythimna unipuncta (Haworth) (Lep., Noctuidae), e permitindo ainda efectuar um estudo concernente à eficácia destes dois tipos de armadilhas. O número de machos capturados nas armadilhas luminosas foi globalmente superior ao das armadilhas sexuais. Por outro lado, à excepção de uma ou outra semana, houve uma coincidência temporal quanto às capturas obtidas num e noutro tipo de armadilhas. A utilização das armadilhas sexuais, tal como a das luminosas, permite estudar a dinâmica de populações de M. unipuncta e elaborar uma previsão dos riscos para uma dada região. Esta técnica é assim essencial para um serviço de avisos agrícolas, tendo em vista a prática da luta integrada.
Descrição: II Encontro Nacional de Protecção Integrada, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 3 a 6 de Março de 1993.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1255
Aparece nas colecções:DBIO - Comunicações a Conferências / ConferenceItem



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.