Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1248
Título: Coordenador de Núcleo e Coordenador de Departamento do Primeiro Ciclo do Ensino Básico : desafios, constrangimentos e dinâmicas
Autor: Melo, Maria de Fátima Miranda
Orientador: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Coordenador de Núcleo
Educação
Ensino Básico (1º ciclo)
Gestão Intermédia
Organização Escolar
Supervisão Pedagógica
Ponta Delgada (Açores)
Head of Department to the 1st Cycle
Middle Management
Primary School Head Teacher
Supervision
Data de Defesa: 26-Jan-2011
Resumo: O Coordenador de Núcleo é uma figura com uma presença muito marcante na Escola, quer pela posição que, enquanto gestor intermédio, ocupa na sua organização, quer pelo manancial de funções e papéis que desempenha. Recentemente, surgiu a figura do Coordenador de Departamento do 1.º ciclo, com a qual passou a lidar no seu quotidiano escolar. Com a nossa investigação procurámos perceber o papel destes dois órgãos para a escola, atendendo às funções e práticas que desenvolvem, assim como às relações que estabelecem entre si. Esta investigação procurou, assim, compreender estes dois órgãos na dupla dimensão de gestores escolares e supervisores pedagógicos, atendendo, para tal, às representações dos docentes e daqueles que desempenham estes cargos. O estudo combinou uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e quantitativa: uma entrevista aos Coordenadores de Núcleo e Coordenadores de Departamento do 1.º Ciclo do Ensino Básico e um inquérito por questionário aos professores deste nível de ensino, de quatro Escolas Básicas Integradas do Concelho de Ponta Delgada. Apoiámos o nosso enquadramento teórico nos diversos quadros normativos que regulam a evolução do funcionamento daquelas estruturas de gestão intermédia e em algumas das concepções teóricas nas áreas da gestão intermédia e da supervisão pedagógica, a partir das quais elaborámos um conjunto de questões e objectivos, que nortearam a nossa investigação. Dos resultados da nossa investigação foi possível perceber que estas duas figuras são construídas com enfoques diversos: o Coordenador de Núcleo como gestor e o Coordenador de Departamento como supervisor. Contudo, a actividade que desenvolvem é mais diversificada e leva à construção de ambos como supervisores da prática educativa. Esta actividade, reconhecida por professores e coordenadores como essencial para a melhoria da qualidade da escola e do ensino, não recebe, todavia, as condições necessárias para ser desenvolvida em pleno. Como tal, a evolução destas duas figuras e a sua relevância no seio da escola, está intimamente ligada à construção de uma articulação e colaboração entre ambos os Coordenadores, com vista ao desenvolvimento adequado de uma necessária actividade supervisiva, a que assistimos já em esboço na realidade escolar.
ABSTRACT: The Primary School Head Teacher is a very significant member of the School as an organization, due to his position as a middle manager, but also in attention to the diversity of activities and roles he performs in it. More recently, this entity saw to the sharing of his space in School with the newly created Head of Department to the 1st Cycle. With this research we aimed to understand how the School perceives the Primary School Head Teacher and the Head of Department to the 1st Cycle roles examining the functions and activities they are responsible for and the relations established among themselves. More so, we intended to understand these two elements as school managers and educational supervisors exploring the representations of teachers and of those who operate in these two functions. Therefore, we employed qualitative and quantitative research methods: an interview to Primary School Head Teachers and Heads of Department to the 1st Cycle, and a survey by questionnaire to Primary Teachers, from four schools in the Ponta Delgada Municipality. Our theory framework was supported by the different legal regulations who direct the activity of these middle management entities and some of the scientific literature regarding middle management in School and educational supervision, from which a set of questions and goals was defined to guide our research. From the results we obtained, it was possible to understand that the Head Teacher and the Head of Department were created with different purposes: the first as a middle manager and the later as a supervisor. However, the activity they conduct is greatly diversified, leading to these two elements being constructed as educational supervisors. This activity, perceived by teachers and Heads as vital in the improving of School quality, nonetheless faces several difficulties who surface from the lack of conditions to be properly carried out. Ultimately, we understand that the development of the Primary School Head Teacher and the Head of Department to the 1st Cycle and their significance in the School is strongly connected with the establishment of practices of association and collaboration among themselves, directed to the accomplishment of a much needed educational supervision – something that is already in outline in the school life.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação de Infância e/ou Ensino Básico - 1º Ciclo).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1248
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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