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Título: Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
Autor: Raposo, Alexandrina
Orientador: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino do Português
Formação Contínua em Contexto
Formação de Professores
Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
Data de Defesa: 15-Dez-2010
Resumo: A expansão e institucionalização da formação contínua de professores são realidades recentes em Portugal. Todavia, a sua afirmação é crescente, quer por força das continuamente renovadas exigências sociais, culturais e tecnológicas, de âmbito nacional e internacional, quer pela necessidade de mobilizar e preparar os professores para o desenvolvimento das reformas educativas ou curriculares empreendidas, quer ainda pela urgência de mudança nas práticas pedagógicas. Este estudo tomou como objecto o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) procurando compreender as representações de formandos, formadores e coordenador da formação no distrito de Viana do Castelo, relativamente à implementação, desenvolvimento e impacto formativo do programa. O estudo decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010 e combinou metodologias de natureza quantitativa e qualitativa. Foram realizadas entrevistas a seis formadoras residentes e à coordenadora do programa no distrito de Viana do Castelo e inquéritos por questionário a cento e vinte e nove professores em formação naquele distrito entre os anos lectivos de 2007/2008 e 2009/2010. As conclusões da investigação indicam que o modelo de formação em contexto desenvolvido no âmbito do PNEP merece assentimento e adesão. A sua centralização na escola, nos professores, nas práticas e necessidades daqueles; a interacção que estabelece entre as práticas dos docentes e os novos conceitos e metodologias; o facto de assentar no acompanhamento e supervisão continuados da acção dos professores e de promover a reflexão sobre as práticas e a sua efectiva transformação constituem os principais aspectos destacados e valorizados pelos inquiridos. Ainda assim, de acordo com os dados recolhidos, o modelo carece de ajustamentos nomeadamente no que respeita i) à carga horária de algumas componentes; ii) ao horário de funcionamento da formação; iii) ao facto de não haver dispensa da componente não lectiva para os formandos frequentarem a formação; iv) à necessidade de uma melhor articulação/interacção entre as escolas/agrupamentos e a ESE responsável pela formação e v) à simplificação dos processos de avaliação dos formandos.
ABSTRACT: The dissemination and institutionalization of teachers’ lifelong training is a recent reality in Portugal. Nonetheless, it is firmly increasing, due to the continuously renewed social, cultural and technological demands, experienced nationally and internationally. This growth is also an answer to the need to mobilize and prepare teachers for the development of the curriculum and for educational reforms, whilst it promotes a compulsory change in pedagogical practices. This study focused on the National Program of Portuguese Teaching (PNEP) seeking to understand the representations of trainees, trainers and training coordinator in the district of Viana do Castelo on the implementation, development and educational impact of the training program. This research took place during 2009/2010 school year and combined quantitative and qualitative methods. Interviews were undertake with Six resident trainers and the program’s coordinator in the district of Viana do Castelo were interviewed and one hundred and twenty-nine trainees of that district answered a questionnaire survey between the academic years of 2007/2008 and 2009/2010. Research findings indicate that the training model developed within the context of PNEP deserves consent and continuance. The focus on school, teachers, practices and their needs; the interaction established between the teachers’ practices and the new concepts and methodologies; the reliance on continued monitoring and supervision of teachers’ action; and the promotion of reflective practices and their effective processing are the main issues highlighted and valued by the respondents. Nevertheless, according to the data collected, this model still lacks some adjustments regarding i) the workload of some components, ii) the schedule of the training sessions, iii) the fact that there is no discharge for the trainees from their non-teaching component, iv) the need for better coordination/interaction between schools/groups responsible for the training and Teachers’ Education Institutions, and v) the simplification of procedures related to the assessment of trainees.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação de Infância e/ou Ensino Básico - 1º Ciclo).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1247
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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