Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1223
Título: Biologia comparada das populações de Mythimna unipuncta (Haworth) (Lep., Noctuidae) originárias das ilhas dos Açores, Portugal continental e Canada.
Autor: Vieira, Virgílio
Medeiros, Jorge R.
Tavares, João
Palavras-chave: Arquipélago dos Açores
Biologia das Populações
Espécie Cosmopolita
Luta Biológica
Modelo Preditivo
Mythimna unipuncta
Data: 23-Set-1995
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Vieira, V., J. Medeiros & J. Tavares (1995). Biologia comparada das populações de Mythimna unipuncta (Haworth) (Lep., Noctuidae) originárias das ilhas dos Açores, Portugal continental e Canada. In "Programme, Abstracts and Participants, 1st International Symposium on Biological Control in European Islands, Centro de Luta Biológica do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores”, Ponta Delgada, September 23 to 29, 1995, p. 39.
Resumo: A "lagarta das pastagens" Mythimna unipuncta (Haworth), espécie cosmopolita e polífaga, é considerada a praga mais importante das pastagens dos causando prejuízos estimados anualmente em 8% da produção vegetal. No âmbito dum programa de luta biológica, visando a elaboração de um modelo preditivo das polulações de M. unipuncta, comparou-se a biologia das populações oriundas de oito ilhas açoreanas (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Flores, Corvo), de Portugal continental (zona centro) e do Canada (Quebec). Foram estudados a 22±1ºC, 70±5% H.r. e 16 horas de luz os seguintes parâmetros: duração do desenvolvimento (embrionário, larvar e ninfal), peso da crisálida, mortalidade, longevidade do adulto, sex-ratio; preoviposição, fecundidade e fertilidade. Os casais eram separados após a primeira cópula. Foram encontradas diferenças entre as populações: (i): para os machos e as fêmeas, em relação a duração do desenvolvimento larvar e ninfal, peso da crisálida e longevidade dos adultos; (ii) para as fêmeas, ao nível da duração da pre-oviposição e da fecundidade. O peso da crisálida e a fecundidade da fêmea estavam correlacionados entre si.
Descrição: 1st International Symposium on Biological Control in European Islands, Centro de Luta Biológica do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, Ponta Delgada (Açores), September 23 to 29, 1995.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1223
Aparece nas colecções:DBIO - Comunicações a Conferências / ConferenceItem



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.