Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1208
Título: A configuração da cadeia logística inversa para o tratamento dos pneus usados : um problema de optimização de localização
Autor: Frias, Armindo Dias da Silva
Orientador: Silva, Francisco
Palavras-chave: Geografia Económica
Localização Industrial
Logística Empresarial
Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU)
Valorização Energética
Data de Defesa: 1-Abr-2011
Resumo: O aumento do consumo, a necessidade de respeitar o meio ambiente e a oportunidade de negócio, ditaram o aparecimento de fluxos com sentido inverso ao tradicional, que movimentam os bens em fim de vida ou consumidos para montante. Na procura de eficiência para os diversos processos e da cadeia logística no seu todo, as organizações identificaram como elemento relevante a localização das suas infra-estruturas. Na busca da localização óptima, foram desenvolvidos distintos modelos matemáticos que potenciam os objectivos específicos de cada organização. Um dos modelos mais utilizados, que procura minimizar as distâncias totais percorridas, logo dos custos associados à movimentação de mercadorias, é o modelo das p-medianas. Pelos quantitativos envolvidos, valor comercial e perigosidade ambiental que representam, foi implementado em Portugal um sistema de gestão integrada para a recolha e tratamento dos pneus e pneus usados. A análise da configuração da cadeia logística inversa implementada pelo referido sistema, no que concerne à localização das suas infra-estruturas, permite avaliar os custos tidos com a movimentação dos pneus. Sendo este um dos principais custos a ter em consideração no sistema, a sua minimização permite melhorar a eficiência do próprio sistema. Este é um trabalho multidisciplinar que vem contribuir para um melhor conhecimento do sistema de recolha e tratamento dos pneus e pneus usados implementado na ilha de São Miguel, cria um modelo de localização de infra-estruturas inovador adaptado ao caso concreto estudado, assim como uma ferramenta informática que permite analisar a eficiência da localização em redes. Efectua igualmente uma proposta concreta de melhoria da eficiência do actual sistema e analisa as possíveis razões do envio de pneus usados, gerados nos Açores, exclusivamente para valorização energética.
ABSTRACT: The increase in consumption, the need to respect the environment and business opportunity, dictated the appearance of reverse flows, were goods are moved from the end of life or consumed point in to the origin point. In search for efficiency, in the various processes and supply chain as a whole, the organizations identified as an important element the infrastructures location. In searching for the optimum location, different mathematical models have been developed to increase each organization specific objectives. One of the most used models, which seeks the total distances travelled minimization that means, the costs minimization associated with moving goods, is the p-median model. By the amount involved, the commercial value and the environmental danger they represent, was implemented in Portugal an integrated management system for collection and processing tires and used tires. The configuration analysis of the reverse logistics chain implemented by the system regarding the infrastructure location, allow evaluating the costs taken with the tires handling. Since this is a important cost to be taken into account in the system, its minimization can improve the system efficiency. This is a multidisciplinary work that contributes to a better understanding of the system for collection and processing tires and used tires, implemented in São Miguel island creates a innovative model for infrastructure localization adapted to the specific case studied, as well as a computer tool that allows to analyze the location efficiency on networks. Also carries out a concrete proposal for improving the current system efficiency and discusses the possible reasons for sending used tires generated in the Azores, only for energy recovery.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1208
Aparece nas colecções:DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoArmindoDiasSilvaFrias2011.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.