Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1202
Título: A diferenciação como princípio de organização curricular
Autor: Sousa, Francisco
Palavras-chave: Currículo
Diferenciação Curricular
Data: Set-2008
Citação: Sousa, F. (2008). A diferenciação como princípio de diferenciação curricular. In E. Shiroma & P. Torriglia (orgs.), "Actas do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares - Currículo, Teorias, Métodos". Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina: 28 pp.
Resumo: A diferenciação curricular inclui-se entre os princípios de organização curricular oficialmente assumidos no sistema educativo português, quer para o ensino básico quer para o ensino secundário. É possível diferenciar o currículo seguindo uma orientação inclusiva, comprometida com a promoção da equidade, ou seguindo uma orientação estratificadora, associada à distribuição dos alunos por vias alternativas de estudo que diferem entre si quanto à complexidade do currículo e quanto ao prestígio social que lhes está associado. Por isso, importa que a discussão do referido princípio tenha em conta a tensão entre essas duas concepções de diferenciação curricular. Neste sentido, farei um breve comentário sobre políticas educativas e curriculares recentemente desenvolvidas em Portugal, seguido de uma discussão sobre algumas abordagens à problemática da diferença e da diferenciação que têm sido desenvolvidas ao longo da história dos Estudos Curriculares. Comentarei ainda algumas perspectivas mais especializadas sobre a diferença e a diferenciação, isto é, perspectivas construídas não propriamente no âmbito da Teoria e Desenvolvimento Curricular em si mas sim no âmbito de áreas afins, focadas em determinadas dimensões específicas da diferença. Espero assim contribuir para o aprofundamento da compreensão de possíveis implicações da adopção da diferenciação curricular como princípio de organização curricular.
Descrição: Comunicação apresentada no IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares / VIII Colóquio sobre Questões Curriculares, sob o tema "Currículo, Teorias, Métodos", realizado na Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC em 2, 3 e 4 de setembro de 2008.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1202
ISBN: 978-85-87103-39-0
Aparece nas colecções:DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A diferenciação como princípio de organização curricular.pdf124,41 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.