Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1199
Título: Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
Autor: Goulart, Fábio Miguel da Silva
Orientador: Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira da
Palavras-chave: Currículo
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino Pré-Escolar
Formação de Professores
Leitura
Literatura Infantil
Prática Educativa
Data de Defesa: 4-Jul-2011
Resumo: O presente relatório resulta das actividades desenvolvidas no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas. O estágio, ligado ao ensino, constitui a fase nuclear da preparação dos indivíduos para a prática pedagógica, porque proporciona a primeira oportunidade de contacto com todos os passos relativos à gestão curricular e com os diversos factores que condicionam a actividade dos professores, permitindo o desenvolvimento das competências necessárias para um bom desempenho profissional. Este documento inclui uma parte de enquadramento teórico, que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiaram as actividades de ordem mais prática, traduzindo a preocupação com todos os aspectos que cada educador deve ter em conta ao preparar a sua actuação; na segunda parte, são descritas e comentadas as actividades práticas desenvolvidas em termos de planificação, acção, avaliação e reflexão. Além disso, o presente documento aborda, com particular incidência, a temática do desenvolvimento da linguagem e da leitura, articuladas, principalmente, com a Literatura Infantil, dada a relevância das competências que ela desenvolve na transversalidade da aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.
ABSTRACT: This report is a result of the activities that were created in the scope of the subject “Práticas Educativas Supervisionadas” (supervised educational practices). The internship, related to teaching, is a nuclear phase of an individual’s preparation for their pedagogical practices because its gives us our first opportunity of contacting with all the steps related to curricular management and with the diverse factors that influence a teacher’s activity, allowing the development of the necessary abilities for a good professional performance. This document includes a part of the theoretical framing which synthesizes the fundamentals on which were based the more practical activities, transmitting the preoccupation with the aspects and decisions that each teacher should have in mind when preparing their lessons; in its second part the practical activities carried out in terms of planning, action, evaluation and reflection are described and commented on. Furthermore, this document approach, with particular incidence, on the theme of language and reading development, articulated especially with children’s literature, given its relevance of the abilities that stand out in the crossing of learning and the children’s development as a whole.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio)
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1199
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AnexosRelatorioEstagioMestradoFabioMSGoulart2011.pdfANEXOS3,81 MBAdobe PDFVer/Abrir
RelatorioEstagioMestradoFabioMSGoulart2011.pdf809,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.