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Título: Educação escolar e extra-escolar : estudo de caso na escola do 1º Ciclo do ensino básico e no Centro de Actividades de Tempos Livres
Autor: Furtado, Osvaldo Virgínio Neto
Orientador: Serpa, Margarida Damião
Palavras-chave: Educação Escolar
Educação Extra-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Data de Defesa: 14-Abr-2011
Resumo: O presente estudo centra-se na educação escolar e extra-escolar, enquanto manifestações do fenómeno educativo. Procura identificar as perspectivas de diferentes actores sobre as finalidades do trabalho desenvolvido por instituições distintas de educação, como são a escola do 1.º ciclo do ensino básico (educação escolar) e o CATL (educação extra-escolar); clarificar as dinâmicas de interacção que se desenvolvem em cada um destes contextos; e ainda, conhecer a articulação desenvolvida ou ambicionada por estas, com vista ao alcance dos seus objectivos. Através de uma opção metodológica sustentada no paradigma qualitativo, optou-se pelo estudo de caso em duas localidades. A recolha de dados realizou-se através de três instrumentos distintos: Entrevista semi-estruturada realizada aos professores do 1.º ciclo e aos coordenadores pedagógicos dos CATL; Observação efectuada nos espaços de actividades; Análise documental realizada aos projectos educativos das respectivas instituições. Os dados resultantes dos diferentes instrumentos foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados obtidos acentuam o peso do papel instrutivo da escola do 1.º ciclo, pela valorização das competências de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio, com uma prevalência de actividades definidas pelo adulto. No CATL emergem indícios de lógicas de funcionamento relacionadas com perspectivas de: complemento da acção educativa da escola, pela importância dada às tarefas de acompanhamento escolar; guarda, pela natureza assistencialista que o espaço assume; e Lúdica, nos períodos de férias escolares, pela predominância de actividades recreativas. A cooperação entre estas instituições é apontada como desejável, sendo as modalidades mais referidas, as tarefas da escola no CATL e as Actividades do CATL na Escola.
ABSTRACT: The present study focuses on the phenomenon of school education and extra – school education. It intends to identify the perspectives of different agents on the objectives of the work associated with institutions, such as the 1st Grade School (school education) and the Free-time Activities Center (extra-school education); Clarify the dynamics of interaction that occur in each of these contexts; understand if and how each of these contexts intend to cooperate with each other, in a way to fulfill its goals. Attempting to accomplish the aims of this study we’ve chosen to support it within the qualitative paradigm, thru a case study with two locations. Data collection was based on three distinct instruments: Semi-structured interview conducted to 1st Grade teachers and Free-time Activities Center Coordinator; Observation made in the activities scenarios; Documental Analysis made to educational projects of each institution. The collected data were subjected to Content Analysis. The results point the instructive nature of 1st Grade school, by the importance attributed to some disciplines as Portuguese Language or Mathematics, with prevalence for adult-defined activities. As for free-time activity centers, there is a prevalence of adult-defined activities, as well as school task related such as homework. Also, characteristics of different logics emerged: Educational, by the relevance given to tasks related to school assistance; Guard, by the relevance attributed to safeguard of children; and Recreational, when, on school holidays, the activities are related to leisure. Cooperation between these institutions is pointed as desirable, especially for school tasks to be performed on Free-time activities centers, and tasks to be performed by these centers on school spaces.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1169
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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